Projeto Garotas Brilhantes (Parte 1)

As pesquisas têm mostrado que quando meninas têm acesso a educação elas casam mais tarde, cuidam melhor da saúde e da instrução dos filhos.

Best Practices October 10, 2018

As pesquisas têm mostrado que quando meninas têm acesso a educação elas casam mais tarde, cuidam melhor da saúde e da instrução dos filhos. Por isso o empoderamento de meninas é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que devem ser alcançados até 2030. Com isso a ideia é romper o ciclo de pobreza, pois quanto mais vulnerável e periférica é a comunidade, mais adolescentes se tornam mães precoces e abandonam o estudo. Para o enfrentamento dessa realidade o fator primordial é a educação.

Há quatro anos, durante uma palestra, uma professora relatou dificuldades enfrentadas pelas alunas onde ela lecionava que eram vinculadas com questões sociais como violência, gravidez precoce, abuso e abandono. A professora lecionava em uma escola pública localizada numa comunidade vulnerável no município de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, Brasil.

Me sensibilizei ao ouvir as experiências daquela professora. Como educadora e atuando na área social, resolvi unir uma equipe de voluntários e começar uma iniciativa para promover o acolhimento e fortalecimento de vínculos de meninas adolescentes em situação de vulnerabilidade que estudam em escolas públicas. Foi assim que surgiu o Projeto Garotas Brilhantes, mantido pela ADRA Brasil em parceria com a coordenação das escolas.

Criamos uma ação de intervenção para ajudar essas meninas e prevenir situações de risco. À medida que as ações socioeducativas foram sendo desenvolvidas percebemos que as adolescentes que participavam do projeto melhoraram sua autoestima, começaram a visualizar novas perspectivas para a vida e passaram a reconhecer o potencial que possuem para a realização de seus sonhos e ideais.

Basicamente o Projeto consiste em oficinas culturais, palestras e cursos de capacitação profissional que acontecem semanalmente dentro das salas de aula durante o período de aulas. É um momento para essas meninas descobrirem o seu potencial, suas habilidades profissionais para se desenvolverem e serem protagonistas de sua própria história.

Atualmente o Garotas Brilhantes é realizado várias escolas do estado de São Paulo, Brasil: em três escolas públicas na cidade de São José do Rio Preto, uma em Barretos, uma em Franca, e uma em Fernandópolis. Em julho de 2018 foi implementado em Luanda, na Angola. Mais de 2500 adolescentes já foram beneficiadas com o Projeto que a cada ano se renova com resultados positivos na formação, participação e cidadania, trazendo impactos positivos em relação à autoestima, ao comportamento e à aprendizagem de cada aluna.

Confira nas próximas duas semanas mais detalhes sobre esse Projeto.


Nota: Artigo escrito e postado em Português.

Author

Neusa Ferraz

Neusa Ferraz é formada em Educação pelo Instituto Adventista de Ensino, tem pós graduação em Psicopedagogia no UNASP e MBA em Gestão Estratégica do Terceiro Setor na FMU. Já foi professora, orientadora e diretora escolar em São Paulo e em Cuiabá, no Mato Grosso. Atuou como gestora de projetos sociais na Adra Brasil, regional São José do Rio Preto, Brasil, onde implantou o Projeto Garotas Brilhantes (PGB).

    7 comments

  • | October 15, 2018 at 7:21 pm

    Belo e Abençoado projeto, fazendo diferença na vida e no futuro de muitas e muitas garotas, mudando assim para uma realidade melhor suas realidades, influenciando as pessoas que estão ao seu redor e assim alcançando um número maior de pessoas com frutos deste projeto. Parabéns Neusa Ferraz

  • | October 17, 2018 at 5:16 pm

    Sempre bom receber notícias deste projeto que muda o mundo das meninas e também dos voluntários que têm o privilégio de ter contato com elas. Que Deus continue abençoando muito!

  • | February 20, 2021 at 11:36 am

    Muito importante. E lindo o projeto.
    E fiquei interssada para implantar aqui na minha cidade
    Maues amazonas sou adventista, e Professora e a nossa cidade precisa de um projeto nesse estilo.
    Estou a disposiçao.
    Um grande Abraço e que Deus abençoe.

  • | April 22, 2022 at 8:08 pm

    Gostaria de saber mais para colocar em prática em minha cidade, meu contato e 27999151109

  • | January 29, 2023 at 1:03 pm

    Parabéns a idealizadora desse projeto. Gostaria de saber se posso e como implantar em uma escola do meu município?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *