Docência na Educação Adventista (Parte 1)

Os estudantes devem ser orientados a reconhecer a Bíblia como sua maior fonte de conduta, do cuidado com o meio ambiente e de como desenvolver a mente.

South American May 27, 2020

A busca por uma educação completa e eficaz está ficando cada vez mais distante da realidade. As pessoas muitas vezes priorizam a realização profissional, esquecendo-se da importância da ética e das condutas morais. Ao contrário disso, a Educação Adventista vem ao longo dos anos demonstrando que ter sucesso é muito mais que simplesmente alcançar êxito profissional. Os discentes, através dos docentes, aprendem que há um objetivo maior e que tudo na vida é passageiro.

A Educação Adventista também enfatiza que devemos buscar viver da melhor maneira possível e isso inclui o aperfeiçoamento profissional. Esse é o papel do docente nas instituições Adventistas: demonstrar para os discentes que eles podem almejar e conquistar as vitórias deste mundo sem se afastar dos propósitos de Deus para ele.

“A verdadeira educação representa mais do que avançar certo curso de estudos e muito mais do que a preparação para a vida presente, pois prepara o estudante para a satisfação do serviço realizado neste mundo, e para a alegria mais elevada, em razão de um  serviço ainda mais amplo, relacionado com um mundo futuro.” (WHITE, p. 13)

Segundo a Bíblia, no princípio Deus foi o primeiro professor que instruía buscando bem-estar dos Seus alunos. Após o pecado, as famílias deveriam continuar ao longo dos anos estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos de maneira natural e também livre. As escolas seriam lugares onde os estudantes se preparariam para refletir a glória de Deus. Cabe ao docente mostrar para seus alunos como almejar esse conhecimento superior e que também são capazes de consegui-lo.

A Bíblia é uma fonte inesgotável para o aprender como Deus deseja que seus filhos sejam educados. É dela que se devem tirar todos os conceitos sobre a ética, a verdade, a salvação e o convívio em sociedade. É nela que está chave para sucesso. Não o sucesso almejado por este mundo, mas o verdadeiro e pleno, onde se pode usufruir dos bens materiais sem perder o bem maior que é o Reino Celeste. É exatamente neste contexto que a Educação Adventista foca seus métodos de ensino, capacitando seus professores para mostrar aos alunos como alcançá-lo.

Os estudantes devem ser orientados a reconhecer a Bíblia como sua maior fonte de conduta, do cuidado com o meio ambiente e de como desenvolver a mente. Mesmo utilizando todos os recursos de informações disponíveis para estimularem o desenvolvimento da criatividade e o pensamento reflexivo, devem sempre ser orientados sobre como manter o corpo saudável para que suas escolhas sejam corretas e a desenvolver o amor próprio, aceitando-se como ser único e perfeito feito por Deus. É importante também saber que bons alunos centrados e observadores das vontades de Deus contribuem para o bom desempenho do professor.

Que lições podemos aprender na Bíblia sobre a verdadeira educação?

*Esse artigo é a parte 1 de uma série de três artigos. Acompanhe nas próximas quartas-feiras as partes 2 e 3.

Author

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *