Photo: Pixabay
Photo: Pixabay

O papel social da Educação Adventista

Que característica você destaca como diferencial da Educação Adventista?

South American May 1, 2017

A verdadeira educação vai além da acumulação de conhecimento cognitivo, preparação para o mundo de trabalho, autoconhecimento e competição de modo efetivo com o ambiente.  A Educação Adventista enxerga o educando como um todo, capaz de agir e decidir por si aquilo que considera importante para sua vida num contexto de coletividade envolvendo a sociedade e seus valores, e isso passa pela formação espiritual.

Compreender o ser humano através do desenvolvimento de todo o ser – incluindo a espiritualidade – não é mais exclusividade daqueles que estão envolvidos com uma religião, mas também faz parte daqueles que buscam uma educação diferenciada para seus filhos. É nesse ponto que a Educação Adventista pode participar do processo formativo e informativo da sociedade atual.

Destaco aqui quatro pilares que fazem da Educação Adventista um forte aliado de uma sociedade voltada para o desenvolvimento holístico (moral, ético, social, físico e espiritual) do ser humano:

1.      Restaurar à imagem de Deus – A Educação Adventista se destaca porque no seu currículo a imagem de Deus está presente todos os dias, em todas as atividades. Os alunos são educados promovendo o desenvolvimento do corpo, do espírito e da alma, contribuindo para que a imagem do ser humano se assemelhe a imagem do seu Criador.

2.      Desenvolver o caráter seguindo princípios imutáveis – A verdadeira educação não desconhece o valor dos conhecimentos científicos ou aquisições literárias; mas acima da instrução aprecia a capacidade, acima da capacidade a bondade, e acima das aquisições intelectuais o caráter. O mundo não necessita tanto de homens de grande intelecto, como de nobre caráter. Necessita de homens cuja habilidade seja dirigida por princípios firmes.

3.      Estimular o aperfeiçoamento próprio com base no desenvolvimento social – O egoísmo tem tirado do coração das crianças e adolescentes o sentimento de serem úteis à família e à sociedade. A geração atual não quer mais assumir nenhuma responsabilidade perante as pessoas. É papel da família, da igreja e da escola ensinar aos adolescentes e jovens a importância de viver não para serem servidos, mas para servir.

4.      Estar apto para tomada de decisões – A Educação Adventista não vê seus alunos como competidores entre si, não procura preparar crianças e adolescentes para uma busca desenfreada de uma seleção do mais apto ou do mais forte, mas olha para o ser em formação como alguém capaz de se desenvolver dentro de sua capacidade, e através dela, estar apto para tomar decisões que farão a diferença em sua vida e das pessoas ao seu redor.

É por isso que a Educação Adventista se destaca de outros programas de ensino. Sua missão é contribuir com uma sociedade que busca algo melhor para deixar para aqueles ainda estão em formação e que precisam receber um conhecimento mais completo, mais amplo e mais justo.

Que característica você destaca como diferencial da Educação Adventista?

Author

Douglas Menslin

Douglas Menslin é doutor em História da Educação, pesquisador e professor universitário. Diretor Geral do Centro Universitário Adventista São Paulo – Campus São Paulo, Brasil. Atua na educação adventista há 30 anos, com experiência em gestão e formação de professores. É autor de 9 livros na área de ensino e administração escolar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *