Professional Development

Professor e o desenvolvimento

Se falar sobre o desenvolvimento de crianças já não é uma tarefa fácil, imagina falar sobre o desenvolvimento de professores. Se como professor você sempre se preocupou com o desenvolvimento de seus alunos, mas, nunca teve tempo de parar para refletir sobre como está o seu desenvolvimento, agora é o momento. Este é o primeiro de cinco textos que elaboramos para falar sobre o tema.

Fatores influentes no desenvolvimento

A maioria das pesquisas científicas, que abordam esta temática, elencam pelo menos quatro fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento humano (Hereditariedade; Crescimento Orgânico; Maturação Neurofisiológica e Meio). Há aqueles que concordam e os que discordam. Além desses, elencamos o papel do relacionamento com Deus para o desenvolvimento.

Hereditariedade – Corresponde a carga genética que passa de geração em geração. Embora seja algo que não escolhemos, podemos buscar meios de melhorá-la, favorecendo o nosso próprio desenvolvimento e de nossas próximas gerações.

“Se devemos trabalhar sábia e inteligentemente, nossas paixões humanas, nossa

Photo: Unsplash (Emma Frances Logan Barker)

hereditariedade e tendências cultivadas, devem ser trazidas sob o controle de um comandante mais elevado e de maior autoridade do que a habilidade humana.” (WHITE, p.129)

Crescimento Orgânico e Maturação Neurofisiológica – O crescimento orgânico é algo que se relaciona ao desenvolvimento físico, mais relacionado ao desenvolvimento de crianças. Os professores, na maioria das vezes, encontram-se completamente desenvolvidos fisicamente. Já a maturação neurofisiológica, responsável pelos padrões de comportamento que desenvolvemos, pode ocorrer durante toda a nossa vida.

Meio – É um dos grandes fatores do nosso desenvolvimento. Há pesquisas que confirmam que aqueles que têm contato com pessoas estudiosas e esforçadas, têm mais potencial de se desenvolver. Nós, seres humanos, temos uma alta capacidade de adaptação conforme o ambiente que nos rodeia.

Relacionamento com Deus – “Quando a mente de um homem é posta em comunhão com a mente de Deus, o finito com o Infinito, o efeito sobre o corpo, a mente e o espírito vai além do admissível. Em comunhão tal é encontrada a mais alta educação. É o método de desenvolvimento usado por Deus. “Reconcilia-te com Ele”, é a mensagem do Senhor à humanidade.” (WHITE, p.69)

A importância do Desenvolvimento

Todos nós fomos criados para nos desenvolver. Deus, logo após criar a Adão, propôs que nomeasse os animais (Gênesis 2:20). Deus poderia ter feito, porém, o estimulou para iniciar seu desenvolvimento. O Desenvolvimento é um processo contínuo, diário. Quando analisamos o relato da criação (Gênesis 1), vemos que Deus foi criando um pouco de cada vez.

Não importa a idade, temos que continuar nos desenvolvendo. As árvores, mesmo depois de “adultas”, continuam a dar frutos, gerar novos brotos, trocar as folhas, e assim, dar continuidade ao seu desenvolvimento.

O desenvolvimento centra-se em pequenos detalhes, que fazem toda a diferença. “Pela fé, podemos olhar ao porvir, e apegar-nos à promessa de Deus quanto ao desenvolvimento intelectual, unindo as faculdades humanas às divinas, e pondo toda capacidade da alma em direto contato com a Fonte da luz.” (WHITE, p.112)

A modernidade apresenta muitas metodologias para atualização e desenvolvimento do professor. Mas, para o professor cristão, a metodologia mais eficiente e capaz de transformar vidas é a do Mestre dos Mestres: Jesus.  Ninguém motivou e cativou melhor do que Ele. Ele reforçava seu ensinamento através de sua vida. Portanto, tinha autoridade ao transmitir seus ensinamentos. Eis um modelo a ser seguido.

Reflita sobre o seu desenvolvimento como professor. A metodologia de Cristo de transformar vidas está presente em seu trabalho educacional?

Daiane Corrêa e Meibel Guedes

Daiane dos Santos Corrêa – Doutoranda em Educação Matemática. Foi professora de Matemática na rede pública de ensino e tutora de cursos de pós-graduação do Unasp Virtual. Palestrante na área de Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional e Família.

Meibel Mello Guedes – é doutora H.c. e mestre em Educação. Foi professora e diretora da rede da Educação Adventista. Coordenou a Pós Graduação em Aconselhamento e Terapia Familiar nas faculdades SPEI e Instituto Adventista Paranaense. Autora de livros e palestrante sobre Educação e família.

Latest posts by Daiane Corrêa e Meibel Guedes (see all)


2 comments

  • | 1 year ago

    Excellent post however , I was wanting to know if you could write a litte more on this topic?

    I’d be very grateful if you could elaborate a little bit
    more. Cheers!

Leave a Comment

We welcome and encourage constructive, respectful and relevant comments. We reserve the right to approve comments and will not be able to respond to inquiries about deleted comments. By commenting, you agree to our comment guidelines.

Your email address will not be published. Required fields are marked *