Philosophy & Mission

Qual o papel do coordenador pedagógico?

O trabalho essencial do coordenador pedagógico é interligar princípios filosóficos às práticas pedagógicas. O propósito final da Educação é restaurar no ser humano, a imagem de Deus: “Todo o saber e desenvolvimento real têm sua fonte no conhecimento de Deus” (WHITE, 2008). Assim, o objetivo da educação é promover o desenvolvimento harmônico dos educandos nos aspectos físico, mental, social e espiritual.

Nessa perspectiva, Educação é um processo integral e eterno. Deus criou o ser humano com infinitas possibilidades de aprendizagem. O método que Deus escolheu para a construção da inteligência é a interação direta com Ele, e não a autoconstrução ou construção pela ação. Se o ser humano só interagir com o objeto, sem Deus, o desenvolvimento intelectual é finito, e as capacidades limitadas. De acordo com White (2008): “A mente humana é colocada em comunhão com a mente divina, o finito com o infinito. O efeito de tal comunhão está além de toda estimativa” (p.14).

Photo: Pixabay

Transferir a filosofia educacional para o cotidiano escolar é tarefa de toda a equipe escolar, mas cabe ao coordenador pedagógico orientar, dialogar, partilhar e guiar o processo educativo.

Na Escola Adventista, é a filosofia e não o contexto que determina a escolha metodológica. A ação reflexiva do coordenador pedagógico sobre a prática deve tornar os participantes do processo educativo conscientes e responsáveis. Seu desafio é alinhar o planejamento, selecionar métodos que promovem o raciocínio e diversificar as formas de interação.

Precisamos conhecer profundamente nossa filosofia para vivenciar teoria e prática. No  processo de análise,  podemos olhar para o currículo e perguntar: Qual é a filosofia que embasa minhas atividades, projetos, tarefas ou avaliações em sala de aula? Redirecionar toda ação escolar à filosofia nos dá certeza do caminho a percorrer. A reflexão permanente fundamenta a coerência entre filosofia e prática, propicia a formação continuada e vivencia de princípios e valores.

REFERÊNCIAS

MENDEL, C. R. M. A. Projeto político-pedagógico: construção e elaboração na escola. Campinas: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea)

SILVA JR.; C.A.; RANGEL M. Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Parirus, 2004.

WHITE, E. G. Conselhos a professores, pais e estudantes. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

______. Educação. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

______. Obreiros evangélicos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

 


Nota: Artigo escrito e postado em Português

 

Suzete Maia

Suzete Maia

Suzete Araujo Aguas Maia, é doutorando do curso Distúrbios do Desenvolvimento, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Educação pelo UNASP, campus Engenheiro Coelho, Brasil, concluiu especialização em Didática e Prática de ensino, Suíça, atuou como professora, coordenadora pedagógica, gestora escola e atualmente é a Diretora de Graduação do UNASP, campus Hortolandia. Trabalha há 22 anos na Educação Adventista. 
Suzete Maia

Leave a Comment

We welcome and encourage constructive, respectful and relevant comments. We reserve the right to approve comments and will not be able to respond to inquiries about deleted comments. By commenting, you agree to our comment guidelines.

Your email address will not be published. Required fields are marked *