South American

Gestão de curso de Jornalismo: O melhor remédio para a liberdade*

No contexto acadêmico e profissional, o adventismo recém-adentrou no período pelo qual o Jornalismo passa a ser compreendido como um processo de comunhão e não de autopromoção. Jornalismo atua no contexto coletivo e não na esfera egocêntrica. Jornalismo prioriza a eficácia e não a bajulação. Jornalismo não pode, em momento algum, afagar o ego da imagem de pessoas. Menos ainda do próprio jornalista. O Jornalismo não nos pertence, é um dom emprestado por Deus. Jornalismo atende a ordem imperativa do “ide”.

E que ninguém se iluda quantos aos destinos da comunicação midiática, ou jornalística: não será ela a ferramenta finalizadora da missão. Como vitrine, fatalmente será a primeira instituição a ser destruída pelo regime totalitário mundial que ora toma forma. Contudo, o grande papel do Jornalismo se assemelha à cunha que abre espaço na resistente rocha, oportunizando a outros ministérios ocuparem esse espaço. Aqui está a nobre função dos jornalistas. Que se valorize esta força de infantaria da Igreja, não permitindo que o Jornalismo seja usado pelas tropas inimigas dentro das fronteiras instituições. O Jornalismo significa muito mais do que o mero uso de uma mídia e o domínio das técnicas. É preciso transformar esta poderosa arma em um eficaz meio de testemunho pessoal e de propagação do Evangelho.

Photo: Pexels

Os cursos de Jornalismo das instituições superiores adventistas não podem ficar restritos ao preparo de profissionais para atuarem tão somente junto à Igreja. Mais do que isso, os estudantes precisam se fortalecer técnica, ética, moral e espiritualmente para testemunhar nas redações seculares ou assessorias de instituições nas quais exercerão a carreira jornalística. Visão holística e comprometimento missionário se complementam, seja no contexto eclesiástico ou junto à sociedade.

O preconceito contra o Jornalismo é mundial. Fato é que no Brasil ainda se demonizam as áreas da Comunicação, tais como o Cinema, a Publicidade, o Radialismo e, claro, o Jornalismo. Todavia, Ellen White, em Evangelismo, enaltece a importância dos meios de comunicação:

Descobrir-se-ão meios para alcançar os corações. Alguns dos métodos usados nesta obra serão diferentes dos que foram usados na mesma no passado… Lancemos mão da imprensa e ponhamos em ação toda propaganda que sirva para atrair a atenção do povo (pp. 129-30).

A visão de Ellen White sai do contexto eclesiástico e alcança a sociedade:

Os homens darão impressão errônea das doutrinas que cremos e ensinamos como verdade bíblica, e é necessário que sejam feitos sábios planos que nos assegurem o privilégio de inserir artigos na imprensa secular, pois isto será um meio de despertar almas, para que vejam a verdade. Deus suscitará homens que terão a capacidade de semear ao lado de todas as águas. Deus proporcionou grande luz sobre importantes verdades, e ela tem de ir ao mundo (p. 129).

Cabe a cada gestor de curso, coordenar, incentivar, orientar, projetar, apoiar, estimular, indicar, oportunizar e orar pelo curso, com o curso, docentes e alunos. Há momentos nos quais o gestor serve de para-raio, intermediário entre a Reitoria e a Diretoria de Campus e os professores e alunos. Fato é que o jornalismo continua sendo o melhor remédio para a liberdade e contra as mentiras e notícias falsas. O senso de missão deve impelir o gestor de curso, professores e estudantes de Jornalismo a continuarem avançando, com os olhares fixos no futuro, tanto no curto prazo aqui na sociedade terrena, quanto em direção à sociedade que durará muito mais que uma vida.

*O artigo é a segunda parte de uma série de dois textos. Ler o primeiro artigo.


Nota: Artigo escrito e postado em Português.

Ruben Dargã Holdorf

Ruben Dargã Holdorf

Doutor em Comunicação e Semiótica (Comm.Se.D), coordena o Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil. Atuou nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, é autor de cinco livros e da Teoria da Engenharia do Discurso (https://www.amazon.com/Engenharia-discurso-Portuguese-Holdorf-Ruben/dp/3639832647).
Ruben Dargã Holdorf

2 comments

Leave a Comment

We welcome and encourage constructive, respectful and relevant comments. We reserve the right to approve comments and will not be able to respond to inquiries about deleted comments. By commenting, you agree to our comment guidelines.

Your email address will not be published. Required fields are marked *