happy mother showing something in book to son on wheelchair
happy mother showing something in book to son on wheelchair

Pedagogia Hospitalar: Projeto Desejos do Coração (parte 1)

A proposta desse projeto era que os alunos localizassem uma criança com alguma enfermidade grave e identificar um sonho da criança.

South American August 22, 2018

A Pedagogia Hospitalar atua em duas grandes áreas no espaço hospitalar: a área acadêmica, através das classes hospitalares para que a criança hospitalizada por longos períodos não perca o ano escolar, e a área humana, na qual proporciona um pouco de humanização no ambiente frio e triste dos hospitais. Entre os diversos programas que já existem no mundo, o Make-A- Wish é um dos que se destacam.

Segundo o site oficial do Make-A-Wish Brasil, “para a criança que tem seu futuro ameaçado por uma doença grave, ter um sonho realizado significa que tudo é possível, que vale a pena acreditar”.

Uma pesquisa realizada pela Make-A-Wish América comprova essa afirmação:

89% dos pais observaram um aumento na força emocional da criança, que pôde ajudá‐la na melhoraria do quadro médico
81% dos pais observaram um aumento na vontade da criança continuar com o tratamento contra a doença;
97% dos pais afirmam que houve um aumento da união familiar
84% dos pais observam uma redução no nível de ansiedade e temor dos filhos.

Como não existe facilidade de acesso aos alunos de graduação para vivenciar a Pedagogia Hospitalar no ambiente profissional, decidimos recriar a proposta do Make-A-Wish num formato de projeto, com uma nova roupagem, para promover e favorecer a aproximação da teoria com a prática na disciplina de Pedagogia Hospitalar.

A proposta desse projeto era que os alunos do VII semestre do Curso de Pedagogia, localizassem uma criança com alguma enfermidade grave. E após alguns contatos pessoais e informais, deveriam identificar um sonho da criança.  Esse sonho poderia ser: TER/ SER/IR/CONHECER/ alguma coisa, lugar ou pessoa. Sendo que nosso maior enfoque é no SER. Depois de identificar os sonhos da criança, os alunos, organizados em pequenos grupos, deveriam realizar um desses sonhos.

Com o projeto, muitos sonhos foram realizados. Sonhos como: ganhar um celular, conhecer a praia, conhecer um shopping, fazer um book fotográfico, entre muitos outros, podem parecer simples, mas dependendo da situação financeira e da enfermidade são grandes sonhos e podem exigir a superação de obstáculos para serem realizados. Veja três exemplos:

  1. Menino que passou por 3 cirurgias no cérebro: realizou o sonho de ser policial por um dia. Ver a reportagem sobre a iniciativa.
  2. Menino com doença rara (Anemia de Fanconi): realizou o sonho de ser médico por um dia.
  3. Menina de cadeira de rodas: realizou o sonho de fazer um ensaio fotográfico.

Os resultados do projeto foram bastante positivos. O projeto ainda teve uma repercussão na comunidade maior do que as expectativas dos envolvidos.

*Na próxima semana veja a segunda parte desse artigo destacando como aplicar esse projeto e os benefícios dele para a formação de futuros professores.

Para saber mais sobre o assunto:

ASSIS, Walkiria de. Classe Hospitalar– um olhar pedagógico singular. 1. ed. São Paulo: Phorte editora, 2009.

CAMPOS, TCP. Psicologia Hospitalar: Atuação do Psicólogo em Hospitais. São Paulo: EPU editora, 1995.

ESTEVES, Claudia R. Pedagogia hospitalar: um breve histórico.Publicado em 2008.

FONTES, Rejane. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital.Revista Brasileira de Educação, n° 29. Rio de Janeiro, maio/agosto 2005.

MATOS, Elizete Lucia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes. ISBN: 9788532634085, 2009.

PORTO, Olívia. Psicopedagogia Hospitalar- intermediando a humanização na saúde. Rio de Janeiro: Wak editora: ISBN: 978-85-88081-99-4, 2008.


Nota: Artigo escrito e postado em Português.

Author

Luciane Hees

Doutora em Psicologia da Educação na PUC - SP na área de formação de professores. Mestre em educação, especialista em Supervisão Escolar e Docência Universitária e graduada em Pedagogia. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Administradora Escolar e Orientadora Educacional na Educação Básica, assim como coordenou o Curso de Pós-Graduação em Docência Universitária e as atividades de estágio do Curso de Pedagogia. Atualmente é Professora Universitária do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

    2 comments

  • | August 19, 2019 at 6:13 pm

    Olá Luciane. Estou realizando um projeto sobre uma ong que se espelha no Make a Wish e gostaria de saber se você tem o link desta pesquisa citada no post

    “89% dos pais observaram um aumento na força emocional da criança…”

    Não consigo encontrar. Se puder me indicar ficaria muito agradecido.

    • | August 20, 2019 at 10:01 pm

      Olá Ericson, você irá encontrar essa informação no próprio site da Make a Wish Brasil. Sucesso no seu projeto.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *