Pedagogia Hospitalar: Projeto Desejos do Coração (parte 2)

A proposta do projeto era que os alunos do Curso de Pedagogia, localizassem uma criança com alguma enfermidade grave e identificassem o sonho da criança.

South American August 29, 2018

Como mostramos no artigo anterior (publicado na semana passada) o projeto Desejos do Coração foi uma iniciativa que procurava destacar os benefícios da Pedagogia Hospitalar. A ideia era auxiliar os alunos a pautarem sua vida pelo amor a Deus e ao próximo, mas também contribuir para recuperar a saúde social, emocional e educacional das crianças atendidas.

A proposta do projeto era que os alunos do Curso de Pedagogia, localizassem uma criança com alguma enfermidade grave e identificassem o sonho da criança. Para isso, foram seguidas algumas etapas:

  1. Dividir a turma de pedagogia hospitalar em grupos de 3 a 5 pessoas. Solicitar que identifiquem e selecionem uma criança ou adolescente com uma enfermidade grave. Essa criança pode estar internada em um leito de hospital ou em atendimento domiciliar.
  2. Visitar e criar vínculo com a criança e com a família da criança para gerar confiança (mínimo 3 visitas). Não esclarecer o objetivo do contato para que a família não interfira colocando sonhos familiares no lugar dos sonhos da própria criança. Isso é bastante comum de acontecer. A família deve ser esclarecida que se trata de um projeto universitário e se concordarem as visitas deverão ser agendadas no melhor horário e momento de acordo com as possibilidades da criança enferma. Cuidar para não interferir no tratamento e descanso da criança. Levar uma pequena lembrança quando for fazer a primeira visita para a família (bolo, flores, chocolate…).
  3. Dialogar e identificar os sonhos da criança (TER/ SER/IR/CONHECER/ alguma coisa, lugar ou pessoa).  Sendo que nosso maior enfoque é no SER. Tudo vai depender das condições físicas e psicológicas da criança enferma.
  4. Providenciar recursos para realizar um dos sonhos da criança. Isso pode ser feito através de patrocínio, ou de recursos do próprio grupo de alunos universitários. A família da criança não deve dispor de nenhum tipo de investimento no projeto.
  5. Dialogar e combinar os detalhes com a família e com os médicos para verificar a viabilidade da realização do sonho para que não ocorra nenhum incidente ou prejuízo físico para criança.
  6. Realizar o sonho da criança – Não apenas o sonho, mas o processo de realização deve ser muito bem preparado e elaborado. Tudo deve ser filmado e fotografado, depois disponibilizado para a família.

Esse projeto permitiu a aquisição de competências e habilidades, como a formação social, pessoal e profissional, por parte dos alunos do VII semestre do Curso de Pedagogia. Os resultados foram emocionantes e positivos. A alegria da criança ao realizar seu sonho e também a felicidade da família, não supera a satisfação dos alunos da graduação que aplicam o projeto e da professora que coordena. São momentos marcantes e inesquecíveis que coroam o processo de ensino aprendizagem em todos os sentidos.

*A primeira parte dessa série de dois artigos foi publicado na semana anterior. Ler a primeira parte. 


Nota: Artigo escrito e postado em Português.

Author

Luciane Hees

Doutora em Psicologia da Educação na PUC - SP na área de formação de professores. Mestre em educação, especialista em Supervisão Escolar e Docência Universitária e graduada em Pedagogia. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Administradora Escolar e Orientadora Educacional na Educação Básica, assim como coordenou o Curso de Pós-Graduação em Docência Universitária e as atividades de estágio do Curso de Pedagogia. Atualmente é Professora Universitária do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *