Uma escola segundo a vontade de Deus (parte 2)

Nosso exemplo é Cristo e através dEle, alcançamos o ideal de Deus para a jornada educacional.

Philosophy and Mission September 12, 2018

Na primeira parte da série de dois artigos, foram apontadas duas características de uma escola segundo a vontade de Deus: (1) Uma educação tão alta como o Céu e (2) Natureza como ciência.

Veja mais três características de uma escola que cumpre a missão de Deus:

  • Buscar sabedoria na fonte – Referencial pedagógico

“Na presença de tal Ensinador, de tais oportunidades para educação divina, é mais que loucura procurar educação fora dEle. É inútil procurar ser sábio desviado da Sabedoria, querer ser verdadeiro ao mesmo tempo em que se rejeita a Verdade, procurar iluminação fora da Luz, e existência sem a Vida, enfim, deixar a Fonte das águas vivas e cavar cisternas rotas que não podem fornecer água.” (Educação, p.83)

Uma instituição educacional segundo a vontade de Deus deve valorizar a pesquisa pedagógica, assim aprimorando o conhecimento para melhor servir e mediar. Achar que sabemos tudo e que o conhecimento que temos é o bastante para ensinar, não caracteriza um profissional empenhado e de excelência. Por isso, tanto professor quanto gestor devem se empenhar na busca pelo conhecimento.

São muitas as correntes educacionais, filosofias e teorias espalhadas pelo mundo. Algumas delas apresentam propostas coerentes, que devem ser levadas em consideração pelos profissionais da área. Porém, só através do estudo continuo e da dependência divina podemos ensinar com excelência e aprimorar nossa habilidade. Ele é a fonte da vida e da sabedoria. Vem de Deus, e somente dEle, a base da verdadeira e mais pura forma de educar, o amor. O amor precisa ser o método e a filosofia de uma escola pensada por Deus.

  • Saúde – Domínio próprio

 “Na primeira educação da criança muitos pais e professores deixam de compreender que se deve dar a maior atenção à constituição física, para que se possa assegurar uma condição sadia do corpo e da mente.” (Orientação da Criança, p.103)

Deus presenteou seus filhos com ensinamentos quanto aos hábitos alimentares para uma qualidade de vida integral. Quando Deus criou o ser humano, também pensou no sustento de seu corpo. Com todo carinho e de forma minuciosa planejou cada alimento com vitaminas que auxiliariam na manutenção. Se a humanidade refletisse sobre sua atual situação, veria o quão distante está da vontade do Senhor, em relação ao que come e como vive.

A escola pode auxiliar seus alunos nesse processo, direcionando-os e proporcionando um ambiente favorável para a construção de hábitos saudáveis.

“O primeiro estudo da criança deve ser conhecer a si mesma, e saber como conservar o corpo com saúde.” (Orientação da Criança, p.103)

Assim como ensina-se matemática, português, geografia, física e química, a escola segundo a vontade de Deus deve ensinar sobre saúde e prevenção de doenças. Uma prática frequente nas escolas: premiar ou presentear alunos com guloseimas recheadas de açúcar e química, alimentos que não favorecem o aprendizado da criança. De nenhuma maneira oferecer doces em sala de aula favorecerá a construção de tais hábitos saudáveis. Devemos repensar algumas ações praticadas no convívio com as crianças, já que podem influenciar e deixar marcas difíceis de apagar.

  • Ensinar pelo exemplo

O adulto é espelho, um modelo para quem ainda não entende e não consegue enxergar o todo. Os adultos são responsáveis pela formação de bons e maus hábitos daqueles que os sucedem. Como gestores e professores, devemos avaliar cada intenção, observar cada ação, pesar cada passo dado. Como tratamos nossos colegas de trabalho, como falamos ao telefone, como nos alimentamos, como nos vestimos, o que lemos e ouvimos.

O professor não deixa de ensinar ao sair de sala de aula. O seu exemplo ainda pode impactar de maneira positiva ou negativa a vida dos que o enxergam como referência.

Ao olharmos para Cristo como nosso modelo e referencial, alcançamos forças para seguir em frente. Aprender ao Seu lado e guiado por Sua luz é o maior privilegio de um educador.

Educar é uma missão tão nobre, que o próprio Deus fez questão de vivenciá-la na prática. Através de seu exemplo podemos nos inspirar a seguir tão nobre missão. Nosso exemplo é Cristo e através dEle, alcançamos o ideal de Deus para a jornada educacional. Ele revolucionou o mundo ensinando com o método mais perfeito existente na Terra, o amor.

O que você pode fazer para seguir o exemplo de Cristo hoje?


Nota: Artigo escrito e postado em Português.

Author

Malú Loiola

Formada em pedagogia. É autora do blog Diário de uma Professora, onde compartilha informações do universo educacional. Atuou como professora regente nas escolas Adventistas de Sorocaba e Vila Matilde, Brasil, dedicando-se ao ensino infantil. Atualmente dedica-se em tempo integral ao universo materno, acompanhando o processo de desenvolvimento de sua filha Alice.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *