Portrait of a smiling young woman wearing a red shirt and holding an open book while standing near a concrete wall with education icons on it.

Como ajudar seus alunos a escolherem a Profissão Certa

North American

A opção por uma carreira profissional geralmente é decidida na transição da adolescência para a vida adulta. Nesse período, a escolha da profissão surge muitas vezes como um problema. São muitas incertezas e inseguranças, já que o jovem fica assustado ao pensar que ao escolher uma faculdade ele define em grande parte a sua carreira profissional.

O número de profissões nos últimos anos teve um crescimento significativo. Só no Brasil são quase 35 mil cursos de graduação e 2,407 instituições de Ensino Superior. Para fazer uma decisão consciente, com discernimento e segurança, é necessário que o estudante conheça bem a profissão que pretende escolher e avalie se realmente é esse o tipo de vida que deseja levar.

Como professores é importante lembrar os alunos que uma decisão como essa implica em tomar partido entre as possibilidades igualmente atrativas e conviver também com as desvantagens da profissão. No entanto, se a escolha foi bem-feita os riscos e as perdas serão de pouca importância.

Portrait of a smiling young woman wearing a red shirt and holding an open book while standing near a concrete wall with education icons on it.Veja três pontos fundamentais que devem ser bem explorados para ajudar seus alunos na escolha vocacional:

  • Autoconhecimento – Incentive os alunos a ver o seu potencial. Ajude eles a avaliarem suas habilidades, interesses, características pessoais. Depois desafie os estudantes a associar essas habilidades às profissões. Também é importante que eles analisem suas limitações e prioridades, conheçam os valores, a herança cultural da família, os princípios e a filosofia de vida que desejam preservar.
  • Informação sobre as profissões – Crie oportunidades para que eles descubram o que faz o profissional, como é o seu dia-a-dia, qual a sua remuneração e quais as opções de trabalho no ramo escolhido. Essa etapa pode ser realizada de diversas formas como: ler manuais de profissões, visitar faculdades, entrevistar profissionais, conhecer mais de perto a ideologia do curso, entre outras.
  • Informação sobre o mercado de trabalho – Os empregos vêm e logo se vão. As profissões que estão em alta hoje, podem estar saturadas quando o aluno concluir o Ensino Superior. É importante lembra-los a não se preocupar apenas com esse ponto. Em muitas áreas, é necessário ir que o estudante vá além do diploma universitário e já comece a planejar uma pós-graduação, num projeto de vida. Deixe claro para os alunos que o importante não é apenasingressar no mercado de trabalho, mas também permanecer nele.

A fase em que o aluno precisa escolher a sua profissão sempre é marcada por muitos desafios. O apoio de um profissional pode auxiliá-lo a fazer essa escolha de maneira consciente e mais tranquila.

Publicação relacionada: Educação Para a Escolha Profissional” de Marly Lopes Timm – Editora: Unaspress.


Nota: Artigo escrito e postado em Português.

Author

Mestre em Educação, com especialização em Orientação Profissional. Foi professora, orientadora e diretora de Educação Básica; professora de Ensino Superior no UNASP Campus Engenheiro Coelho, Brasil, onde fundou e coordenou o Centro de Aconselhamento Universitário; organizou e coordenou o Serviço Voluntário Adventista para a América do Sul. Trabalha atualmente no Instituto de Pesquisa Bíblica da Associação Geral, em Silver Spring, Maryland, EUA. É autora do livro Educação Para a Escolha Profissional: A função da Escola de Educação Básica (Unaspress, 2005).

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *