Themes

Best Practices

Projeto Aprendendo na Fazenda (Parte 1)

Aprendendo na Fazenda é uma proposta de trabalho pedagógico cujo principal objetivo é o aprendizado através da vivência. A ideia é proporcionar a integração e o resgate da convivência e o respeito entre os seres humanos e os animais. A motivação e o envolvimento do aluno são nossos aliados no processo de aprendizagem, que usa como contexto a forma singela e agradável da vida na Fazenda.

Two little girl feeding chickensA escritora Ellen G. White destaca que:

As crianças não devem estar encerradas muito tempo em casa, nem se deve exigir que se deem a um estudo aplicado antes que se haja estabelecido um bom fundamento para o desenvolvimento físico. Para os primeiros oito ou dez anos da vida de uma criança, o campo ou o jardim é a melhor sala de aula, a mãe é o melhor professor, a Natureza o melhor livro. Mesmo quando a criança tem idade suficiente para frequentar a escola, a sua saúde deve ser considerada de maior importância do que o conhecimento dos livros. Deve ser rodeada das condições mais favoráveis, tanto para o crescimento físico como para o mental. (WHITE, 1996, pág. 208).

Reportando nosso olhar para o atual mundo globalizado, observamos que o crescimento acelerado dos espaços urbanos diminuiu drasticamente o contato das crianças com os elementos da natureza, afastando a fundamental fonte de conhecimento do processo de ensino – aprendizagem. O uso das tecnologias passou a ser a principal fonte de informações. Entendemos a importância e o papel dessa ferramenta na Educação, mas não podemos concordar que seja a principal fonte ou mesmo a única fonte.

Alves (1999) alerta que: “há crianças que nunca viram uma galinha de verdade, nunca sentiram o cheiro de um pinheiro, nunca ouviram o canto do pintassilgo e não tem prazer em brincar com a terra. Pensam que a terra é sujeira. Não sabem que terra é vida”.

Os eixos do projeto foram elaborados segundo as diretrizes estabelecidos pelos livros Pedagogia Adventista da Divisão Sul Americana (2009, pp. 58-60), Educação (1996, pp. 68-186) e Filosofia & Educação (2001). Veja a relação das disciplinas do Ensino Fundamento nível 1 com as atividades sugestivas em meio à natureza:

Arte – “Consiste em desenvolver técnicas e habilidades artísticas, reaproveitando elementos da natureza. As experiências com a arte ambiental possibilitam a sensibilização e a familiarização com os componentes da natureza, tais como folhas, flores, terra, sementes, entre outros, proporcionando, também, o desenvolvimento de uma atitude de cuidado e carinho em relação à Terra”. (Curso de Educação Ambiental Infantil, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas).

  • Eixo – Físico: Trabalhos Manuais
  • Conteúdo – Desenho Livre
  • Atividade – Escolher um animal da Fazenda para desenhar utilizando folhas secas (ver imagem).

Geografia – A relação diz respeito às maneiras pelas quais o ser humano atua sobre a natureza e utilizam do meio ambiente para o seu desenvolvimento. Assim como os seres vivos, relevo, clima e recursos naturais interferem nas relações sociais.

  • Eixos – Intelectual: Cultura e conhecimento / Social: Interação; Respeito e cortesia.
  • Conteúdo – Locais de trabalho, profissionais da escola, cuidado com a Fazenda.
  • Atividade 1 – Fazenda. Convidar um ou dois funcionários da Fazenda para que as crianças façam uma entrevista. Previamente, a professora monta a entrevista com eles, e cada um pode fazer uma pergunta ao funcionário sobre sua função na Fazenda. Devem fazer o registro em sua prancheta.
  • Atividade 2 – Profissionais da escola: o mesmo deve ser feito com outros funcionários.
  • Atividade 3 – Cuidado com o local: Montar juntamente com os funcionários algumas regras de cuidado com a Fazenda – local para jogar o lixo, não pisar na grama, não alimentar os animais, etc.

História – Desde o princípio Deus criou o homem como responsável sobre o mundo natural, cuidando do jardim e dos animais. Com o passar do tempo, o ser humano passou a dominar técnicas para atuar sobre a natureza fabricando instrumentos de caça, pesca, agricultura e a domesticação dos animais.

  • Eixos – Físico: Trabalhos Manuais / Intelectual: Cultural e Conhecimento.
  • Conteúdo – Fotografar o cotidiano.
  • Atividade – Registrar com fotos o cotidiano da Fazenda e fazer uma exposição na escola.

A segunda parte desse artigo será publicada semana que vem. Acompanhe!


Nota: Artigo escrito e postado em Português.

Luciane Hees

Doutora em Psicologia da Educação na PUC - SP na área de formação de professores. Mestre em educação, especialista em Supervisão Escolar e Docência Universitária e graduada em Pedagogia. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Administradora Escolar e Orientadora Educacional na Educação Básica, assim como coordenou o Curso de Pós-Graduação em Docência Universitária e as atividades de estágio do Curso de Pedagogia. Atualmente é Professora Universitária do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.
Luciane Hees

Leave a Comment

We welcome and encourage constructive, respectful and relevant comments. We reserve the right to approve comments and will not be able to respond to inquiries about deleted comments. By commenting, you agree to our comment guidelines.

Your email address will not be published. Required fields are marked *