Projeto Aprendendo na Fazenda (Parte 1)

A motivação e o envolvimento do aluno são nossos aliados no processo de aprendizagem, que usa como contexto a forma singela e agradável da vida na Fazenda.

South American December 19, 2018

Aprendendo na Fazenda é uma proposta de trabalho pedagógico cujo principal objetivo é o aprendizado através da vivência. A ideia é proporcionar a integração e o resgate da convivência e o respeito entre os seres humanos e os animais. A motivação e o envolvimento do aluno são nossos aliados no processo de aprendizagem, que usa como contexto a forma singela e agradável da vida na Fazenda.

A escritora Ellen G. White destaca que:

As crianças não devem estar encerradas muito tempo em casa, nem se deve exigir que se deem a um estudo aplicado antes que se haja estabelecido um bom fundamento para o desenvolvimento físico. Para os primeiros oito ou dez anos da vida de uma criança, o campo ou o jardim é a melhor sala de aula, a mãe é o melhor professor, a Natureza o melhor livro. Mesmo quando a criança tem idade suficiente para frequentar a escola, a sua saúde deve ser considerada de maior importância do que o conhecimento dos livros. Deve ser rodeada das condições mais favoráveis, tanto para o crescimento físico como para o mental. (WHITE, 1996, pág. 208).

Reportando nosso olhar para o atual mundo globalizado, observamos que o crescimento acelerado dos espaços urbanos diminuiu drasticamente o contato das crianças com os elementos da natureza, afastando a fundamental fonte de conhecimento do processo de ensino – aprendizagem. O uso das tecnologias passou a ser a principal fonte de informações. Entendemos a importância e o papel dessa ferramenta na Educação, mas não podemos concordar que seja a principal fonte ou mesmo a única fonte.

Alves (1999) alerta que: “há crianças que nunca viram uma galinha de verdade, nunca sentiram o cheiro de um pinheiro, nunca ouviram o canto do pintassilgo e não tem prazer em brincar com a terra. Pensam que a terra é sujeira. Não sabem que terra é vida”.

Os eixos do projeto foram elaborados segundo as diretrizes estabelecidos pelos livros Pedagogia Adventista da Divisão Sul Americana (2009, pp. 58-60), Educação (1996, pp. 68-186) e Filosofia & Educação (2001). Veja a relação das disciplinas do Ensino Fundamento nível 1 com as atividades sugestivas em meio à natureza:

Arte – “Consiste em desenvolver técnicas e habilidades artísticas, reaproveitando elementos da natureza. As experiências com a arte ambiental possibilitam a sensibilização e a familiarização com os componentes da natureza, tais como folhas, flores, terra, sementes, entre outros, proporcionando, também, o desenvolvimento de uma atitude de cuidado e carinho em relação à Terra”. (Curso de Educação Ambiental Infantil, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas).

  • Eixo – Físico: Trabalhos Manuais
  • Conteúdo – Desenho Livre
  • Atividade – Escolher um animal da Fazenda para desenhar utilizando folhas secas (ver imagem).

Geografia – A relação diz respeito às maneiras pelas quais o ser humano atua sobre a natureza e utilizam do meio ambiente para o seu desenvolvimento. Assim como os seres vivos, relevo, clima e recursos naturais interferem nas relações sociais.

  • Eixos – Intelectual: Cultura e conhecimento / Social: Interação; Respeito e cortesia.
  • Conteúdo – Locais de trabalho, profissionais da escola, cuidado com a Fazenda.
  • Atividade 1 – Fazenda. Convidar um ou dois funcionários da Fazenda para que as crianças façam uma entrevista. Previamente, a professora monta a entrevista com eles, e cada um pode fazer uma pergunta ao funcionário sobre sua função na Fazenda. Devem fazer o registro em sua prancheta.
  • Atividade 2 – Profissionais da escola: o mesmo deve ser feito com outros funcionários.
  • Atividade 3 – Cuidado com o local: Montar juntamente com os funcionários algumas regras de cuidado com a Fazenda – local para jogar o lixo, não pisar na grama, não alimentar os animais, etc.

História – Desde o princípio Deus criou o homem como responsável sobre o mundo natural, cuidando do jardim e dos animais. Com o passar do tempo, o ser humano passou a dominar técnicas para atuar sobre a natureza fabricando instrumentos de caça, pesca, agricultura e a domesticação dos animais.

  • Eixos – Físico: Trabalhos Manuais / Intelectual: Cultural e Conhecimento.
  • Conteúdo – Fotografar o cotidiano.
  • Atividade – Registrar com fotos o cotidiano da Fazenda e fazer uma exposição na escola.

A segunda parte desse artigo será publicada semana que vem. Acompanhe!


Nota: Artigo escrito e postado em Português.

Author

Luciane Hees

Doutora em Psicologia da Educação na PUC - SP na área de formação de professores. Mestre em educação, especialista em Supervisão Escolar e Docência Universitária e graduada em Pedagogia. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Administradora Escolar e Orientadora Educacional na Educação Básica, assim como coordenou o Curso de Pós-Graduação em Docência Universitária e as atividades de estágio do Curso de Pedagogia. Atualmente é Professora Universitária do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *