World Divisions

South American

Projeto Felicidade

Em um mundo consumista onde os valores são trocados e a vidas das pessoas parece valer cada vez menos, precisamos nos lembrar o que realmente importa, o que realmente tem valor. Por isso, é importante aprender a encontrar a felicidade em pequenos atos e valorizar as pessoas como nossa família e amigos.

Closeup face of happy multiethnic children embracing each other and smiling at camera. Team of smiling kids embracing together in a circle. Portrait of young boy and pretty girls looking at camera.O projeto Felicidade tem como objetivo ensinar os alunos que a questão do consumismo não está diretamente associada a sucesso e felicidade. A intenção é ajudar o estudante a identificar maneiras de ser feliz ou fazer alguém feliz. O projeto é baseado na leitura de textos que evidenciam os nossos sentimentos e como vivenciamos o que sentimos, mas ao mesmo tempo trazem vários conceitos de educação financeira.

Seguem algumas etapas sugestivas para aplicar o projeto e incentivar os alunos ao consumo consciente:

  • Apresentar o projeto de leitura para a classe. A leitura base para o projeto é a história do jovem rico (Mateus 19: 16 a 22). É importante nesse momento inicial também dar algumas orientações sobre as atividades quer serão desenvolvidas baseada na leitura.
  • Fazer a socialização da leitura em sala.
  • Trabalhar com a definição e entendimento das palavras: SENTIMENTO E FELICIDADE.
  • Incentivar os alunos a prepararem uma dramatização da história do Jovem Rico.
  • Trabalhar com a questão: SER e TER. Nessa etapa ajude os alunos a relacionar o assunto ao consumismo infantil.
  • Cada aluno vai produzir um texto criando outro final para a história do Jovem Rico.
  • Montar um plano de economia e poupança junto com a classe. A ideia é que o grupo economize dinheiro para que todos possam realizar um passeio juntos, com as despesas pagas pelo montante que economizaram. Isso pode ser realizado de diversas formas como, por exemplo, os alunos confeccionarem um cofre com material reciclado para levarem para casa.
  • Trabalhar com os conteúdos de matemática como “Sistema Monetário” e educação financeira.
  • Fazer um minimercado onde aos alunos poderão manusear o dinheiro e aprender o sistema de devolver o troco.

Para finalizar o projeto, os alunos podem realizar um passeio custeado pelas economias da turma, com o objetivo de fortalecer os laços de amizade. O importante é mostrar para o aluno que usar o dinheiro com sabedoria é essencial e que a economia pode ser aprendida de maneira divertida.

Vânia Santana

Vânia Santana

Graduada em Matemática pela UNIFEV, atuou nessa área por três anos. Também é Graduada em Pedagogia pela UNOPAR e atua nessa área há três anos, atualmente é professora do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Adventista de Fernandópolis, São Paulo - Brasil.
Vânia Santana

Latest posts by Vânia Santana (see all)


Leave a Comment

We welcome and encourage constructive, respectful and relevant comments. We reserve the right to approve comments and will not be able to respond to inquiries about deleted comments. By commenting, you agree to our comment guidelines.

Your email address will not be published. Required fields are marked *