Projeto para incentivar a leitura

Para ajudar os alunos a descobrirem o prazer pela leitura, nesse projeto usamos obras de autores variados e que hoje são referenciais.

South American January 30, 2019

O objetivo principal desse projeto é estimular o gosto pela leitura e escrita. Ao trabalhar projetos que privilegiem a literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber. Os debates, a leitura crítica e comparativa de revistas de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, são atividades que podem ser usadas para trabalhar um livro em sala.

Para ajudar os alunos a descobrirem o prazer pela leitura, nesse projeto usamos obras de autores variados e que hoje são referenciais. Entre os livros incluímos uma Bíblia em versão para crianças, revezando com a leitura de outros livros paradidáticos.

O incentivo dos pais é fundamental nesse processo, servindo de mediador entre a criança e o livro. O professor precisa ler para que os alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Para realizar as tarefas do Projeto de Leitura, escolhemos um dia da semana. No nosso caso o dia escolhido foi a sexta-feira, já que os pais geralmente têm o final de semana livre e conseguem ler as histórias com seus filhos.

Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas.

O QUE CABE AO PROFESSOR?

  • Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes ao projeto.
  • Solicitar as crianças deem um novo final ou início a história lida.
  • Conhecer várias obras.
  • Produzir textos coletivos e individuais, abordando o tema principal; valores, cortesia, amor ao próximo, respeito, etc…

ficha leituraO QUE CABE AOS PAIS?

  • Arrumar tempo e com qualidade para ajudar esses pequenos leitores.
  • Ajudando na leitura, mas deixar que a criança escreva e desenhe com seu próprio punho.
  • Perguntar sempre o que mais gostou? O que mudaria se pudesse? Qual outro final para a história?
  • Além dos livros enviados, vocês poderão ler outros.
  • Tudo isso escola x pais x alunos estaremos ajudando esses pequenos leitores a viajarem no mundo da leitura, a aprimorar e ampliar o vocabulário de cada um.
  • Não se esqueça de que a criança aprende com o exemplo. Então, leia também!

Ao final da leitura com os pais, os alunos preenchem uma ficha com o nome do livro, autor e a opinião da criança, se gostou ou não da leitura. A ficha também inclui um pequeno espaço para fazer um desenho sobre o que foi lido. (Ver a foto ao lado.)

Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questionam e a transforma.

Author

Marilda Santana

Trabalha na organização adventista desde 1995. Já atuou como recepcionista na Escola Adventista de Pedreira e como orientadora educacional na Escola Adventista de Campo de Fora, São Paulo - Brasil. Desde 1998 atua como professora do nível I. Desde 2016 é professora do 1º ano na Escola Adventista de Fernandópolis, São Paulo - Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *