Themes

Best Practices

Projeto para incentivar a leitura

O objetivo principal desse projeto é estimular o gosto pela leitura e escrita. Ao trabalhar projetos que privilegiem a literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber. Os debates, a leitura crítica e comparativa de revistas de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, são atividades que podem ser usadas para trabalhar um livro em sala.

Happy family sitting on couch together reading book at home in the living roomPara ajudar os alunos a descobrirem o prazer pela leitura, nesse projeto usamos obras de autores variados e que hoje são referenciais. Entre os livros incluímos uma Bíblia em versão para crianças, revezando com a leitura de outros livros paradidáticos.

O incentivo dos pais é fundamental nesse processo, servindo de mediador entre a criança e o livro. O professor precisa ler para que os alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Para realizar as tarefas do Projeto de Leitura, escolhemos um dia da semana. No nosso caso o dia escolhido foi a sexta-feira, já que os pais geralmente têm o final de semana livre e conseguem ler as histórias com seus filhos.

Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas.

O QUE CABE AO PROFESSOR?

  • Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes ao projeto.
  • Solicitar as crianças deem um novo final ou início a história lida.
  • Conhecer várias obras.
  • Produzir textos coletivos e individuais, abordando o tema principal; valores, cortesia, amor ao próximo, respeito, etc…

ficha leituraO QUE CABE AOS PAIS?

  • Arrumar tempo e com qualidade para ajudar esses pequenos leitores.
  • Ajudando na leitura, mas deixar que a criança escreva e desenhe com seu próprio punho.
  • Perguntar sempre o que mais gostou? O que mudaria se pudesse? Qual outro final para a história?
  • Além dos livros enviados, vocês poderão ler outros.
  • Tudo isso escola x pais x alunos estaremos ajudando esses pequenos leitores a viajarem no mundo da leitura, a aprimorar e ampliar o vocabulário de cada um.
  • Não se esqueça de que a criança aprende com o exemplo. Então, leia também!

Ao final da leitura com os pais, os alunos preenchem uma ficha com o nome do livro, autor e a opinião da criança, se gostou ou não da leitura. A ficha também inclui um pequeno espaço para fazer um desenho sobre o que foi lido. (Ver a foto ao lado.)

Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questionam e a transforma.

Marilda Santana

Marilda Santana

Trabalha na organização adventista desde 1995. Já atuou como recepcionista na Escola Adventista de Pedreira e como orientadora educacional na Escola Adventista de Campo de Fora, São Paulo - Brasil. Desde 1998 atua como professora do nível I. Desde 2016 é professora do 1º ano na Escola Adventista de Fernandópolis, São Paulo - Brasil.
Marilda Santana

Latest posts by Marilda Santana (see all)


Leave a Comment

We welcome and encourage constructive, respectful and relevant comments. We reserve the right to approve comments and will not be able to respond to inquiries about deleted comments. By commenting, you agree to our comment guidelines.

Your email address will not be published. Required fields are marked *