Desafiando o aprender

Com o objetivo de estimular o estudo, o Projeto “Rei e Rainha da Matemática”, tem motivado os alunos no estudo da tabuada.

South American February 6, 2019

Ensinar de forma lúdica e prazerosa é um dos grandes desafios do professor moderno. Com o objetivo de estimular o estudo, o Projeto “Rei e Rainha da Matemática”, tem motivado os alunos no estudo da tabuada. Esse conhecimento é essencial para os alunos usarem nas operações básicas matemáticas, por isso o projeto faz com que o educando queira aprender e buscar o conhecimento por si.

O projeto é divido em semestres para que o aluno seja incentivado a estudar a tabuada e memorizá-la. Uma vez por semana, o mestre realiza o “Desafio Matemático”. O professor(a) faz o ditado das tabuadas e os alunos vão informando os resultados em uma folha própria para isso. O desafio precisa ter um tempo marcado para dar mais emoção. O aluno troca a folha com os resultados com o colega ao lado, que realiza a correção do desafio do outro. Juntos determinam os acertos, os erros e o que podem melhorar para próxima semana.

Ao final do semestre, uma festa especial é preparada, com coroas e presentes, para a “Coroação do Rei e Rainha da Matemática”. O professor, ao longo do semestre, anota a pontuação de cada aluno e o que obtiver maior número de pontos é o vencedor.

Mais que uma competição, isso os motiva a melhorarem e se esforçarem cada dia, pois qualquer um deles ou mesmo a sala toda pode ser coroada, dependendo apenas do seu empenho e esforço individual. É uma forma de valorizar e reconhecer o esforço dos alunos no aprendizado de matemática.

Ao longo dos anos como professora, pude perceber que pequenos gestos como esse melhoram consideravelmente a atuação dos alunos nas aulas de matemática em que a tabuada é de vital importância. O ensino de matemática nos anos iniciais fica mais divertido e, por isso, os estudantes ficam mais motivados.

O mesmo projeto pode ser adaptado para ortografia, com bancos de palavras criados com a finalidade de sanar dificuldades ortográficas percebidas na turma.

Author

Daniela Berceli

Formada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), pós-graduada em Gestão Escolar, professora regente na Escola Adventista de Fernandópolis, São Paulo - Brasil, onde leciona há quatro anos para o 5º ano do Ensino Fundamental.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *