World Divisions

South American

Desafiando o aprender

Ensinar de forma lúdica e prazerosa é um dos grandes desafios do professor moderno. Com o objetivo de estimular o estudo, o Projeto “Rei e Rainha da Matemática”, tem motivado os alunos no estudo da tabuada. Esse conhecimento é essencial para os alunos usarem nas operações básicas matemáticas, por isso o projeto faz com que o educando queira aprender e buscar o conhecimento por si.

Teacher asking her students a question at the elementary schoolO projeto é divido em semestres para que o aluno seja incentivado a estudar a tabuada e memorizá-la. Uma vez por semana, o mestre realiza o “Desafio Matemático”. O professor(a) faz o ditado das tabuadas e os alunos vão informando os resultados em uma folha própria para isso. O desafio precisa ter um tempo marcado para dar mais emoção. O aluno troca a folha com os resultados com o colega ao lado, que realiza a correção do desafio do outro. Juntos determinam os acertos, os erros e o que podem melhorar para próxima semana.

Ao final do semestre, uma festa especial é preparada, com coroas e presentes, para a “Coroação do Rei e Rainha da Matemática”. O professor, ao longo do semestre, anota a pontuação de cada aluno e o que obtiver maior número de pontos é o vencedor.

Mais que uma competição, isso os motiva a melhorarem e se esforçarem cada dia, pois qualquer um deles ou mesmo a sala toda pode ser coroada, dependendo apenas do seu empenho e esforço individual. É uma forma de valorizar e reconhecer o esforço dos alunos no aprendizado de matemática.

Ao longo dos anos como professora, pude perceber que pequenos gestos como esse melhoram consideravelmente a atuação dos alunos nas aulas de matemática em que a tabuada é de vital importância. O ensino de matemática nos anos iniciais fica mais divertido e, por isso, os estudantes ficam mais motivados.

O mesmo projeto pode ser adaptado para ortografia, com bancos de palavras criados com a finalidade de sanar dificuldades ortográficas percebidas na turma.

Daniela Berceli

Daniela Berceli

Formada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), pós-graduada em Gestão Escolar, professora regente na Escola Adventista de Fernandópolis, São Paulo - Brasil, onde leciona há quatro anos para o 5º ano do Ensino Fundamental.
Daniela Berceli

Latest posts by Daniela Berceli (see all)


Leave a Comment

We welcome and encourage constructive, respectful and relevant comments. We reserve the right to approve comments and will not be able to respond to inquiries about deleted comments. By commenting, you agree to our comment guidelines.

Your email address will not be published. Required fields are marked *