A alimentação saudável na infância

Existem vários programas e formas criativas que estimulam as crianças a cuidarem da saúde. Veja algumas dicas de atividades para auxiliar seus alunos a melhorarem os hábitos alimentares.

South American July 24, 2019

As mudanças alimentares atuais e o aumento do sedentarismo contribuíram para que a obesidade infantil se transformasse em uma epidemia mundial. As práticas alimentares modernas como dieta rica em açúcares refinados, gordura saturada e pobre em fibras, têm estreita relação com o aumento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes mellitus e hipertensão.

A obesidade infantil é considerada uma das doenças nutricionais que mais crescem. Alguns estudos relacionam esse ganho de peso como sendo provocado por uma transição nutricional, ou seja, por fatores nutricionais inadequados. O estilo de vida também pode influenciar, já que as crianças têm uma vida sedentária com redução da prática de atividade física e aumento de hábitos que não apresentam gasto energético como assistir TV, uso exagerado de vídeo game, computador e celular.

O tratamento da obesidade na infância é mais complexo, em comparação com o de um adulto, por estar relacionado com mudanças de hábitos alimentares, disponibilidade dos pais, além da falta de entendimento da criança. Por isso é importante a orientação alimentar que favoreça a escolha pela alimentação saudável. É fundamental que as crianças sejam ensinadas sobre informações energéticas e nutricionais através de métodos de educação nutricional.

Muitas famílias já oferecem alimentos mais saudáveis (ricos em fibras e com baixo teor de gordura e açúcar) para os pequenos, mas, em alguns casos, a influência alimentar da escola faz com que esses bons hábitos sejam substituídos pelos ruins. Como as crianças passam boa parte do tempo na escola, as cantinas e influência dos amigos acabam criando hábitos ruins. Muitas cantinas oferecem alimentos hipercalóricos como salgados fritos, refrigerantes, sucos artificiais, doces em geral, salgadinhos industrializados, etc.

Existem vários programas e formas criativas que estimulam as crianças a cuidarem da saúde. Veja algumas dicas de atividades para auxiliar seus alunos a melhorarem os hábitos alimentares:

  1. Teatro dos alimentos:Contar estórias apresentando os personagens (banana, abacaxi, morango, uva, laranja) do teatro, e de forma lúdica, evidenciando aquilo que mais os caracteriza: cor, sabor, forma. Material utilizado: Personagens (frutas em EVA) de fantoches, Folhas A4 com os personagens desenhados, lápis de cor, giz de cera ou canetinhas coloridas.
  2. Brincando com os alimentos:Distribuir um prato descartável e guardanapo para cada criança. Com as frutas previamente cortadas e/ou amassadas e as verduras cozidas e cortadas e/ou amassadas, convidar as crianças a interagir com os alimentos disponíveis e montar carinhas divertidas. Ao final, oferecer os alimentos as crianças para que experimentem.
  3. O que é?Avaliar o conhecimento das crianças na identificação de alimentos saudáveis através dos sentidos: tato e olfato.
  4. Visita a horta:Levar as crianças para visitar uma horta. Durante a visita, o educador apresenta as hortaliças que se encontram na horta e de forma simples explica como se faz uma horta.

O que mais podemos fazer como professores para incentivar o estilo de vida saudável dos alunos? Compartilhe as suas sugestões.

Author

Michele Tasso

Formada em nutrição e Pós graduada em nutrição clínica hospitalar e ambulatorial e nutrição esportiva. Maior experiência em reeducação alimentar e nutrição comportamental. Nutricionista voluntária do Centro Adventista de Apoio a Família em Barretos, unidade mantida pela Agência ADRA no interior de São Paulo, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *