Themes

Sustainable Leadership

A importância do ambiente escolar

Era 1982 e estava recém me mudando para Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, Brasil. Na nova Cidade, procurei uma escola para matricular meu filho para cursar o ciclo infantil. Escolhi a que era considerada uma das melhores instituições educacionais da Cidade, mas não demorou para eu notar sua insatisfação com a escola. Ele simplesmente não se adaptou e não se sentia bem naquele lugar.

Certo dia, vi uma criança com uniforme diferente. Era uma calça marrom e uma camiseta bege, que me deixaram curiosa para saber de que escola era aquele uniforme.  Perguntei ao pequeno que escola ele estudava, na esperança de que a resposta dele me mostrasse uma solução para o meu insatisfeito filho. A resposta foi: Escola Adventista!

Senti vontade de conhecê-la. Quando cheguei fui recebida pelo diretor Agenor Mesquita, que me apresentou os projetos Pedagógico e Espiritual. Fiquei maravilhada! A escola tinha uma estrutura mais simples que a outra que meu filho estudava, porém, o ensino e o atendimento eram perfeitos. Sai daquela visita com o meu filho matriculado.

Desde então, todos os meus filhos e netos estudaram na mesma escola, que eu aprendi a respeitar e me tornei fã. Com o passar dos anos percebi, cada vez mais, o comprometimento dos professores e funcionários em oferecer a melhor educação possível para os estudantes. Foi através desse exemplo que inclusive nós conhecemos a Igreja Adventista, da qual sou membro.

Em 1993, uma das professoras foi afastada e fui convidada para trabalhar com a sala do 1º ano. Fiquei feliz com o convite, mas um pouco temerosa. Era muita responsabilidade oferecer aos meus alunos aquilo que aquela unidade educacional ofereceu à minha família. A coordenadora na época apenas me disse: “Não tenha medo. Trate os seus filhos com o mesmo carinho e dedicação de uma mãe”.

Alguns anos depois, fui ao médico e recebi o triste diagnóstico que estava com câncer de mama. Fiquei entristecida e assustada pois o tratamento era difícil e muito longo. Nesse momento, tive mais uma vez o apoio dos amigos, funcionários, professores e alunos do Colégio Adventista. Quanto carinho! Eles estavam presentes em visitas, cartinhas, homenagens e mesmo me acompanhavam durante o tratamento.

Enquanto eu estava trabalhando o meu tratamento era bem-sucedido, mas quando eu parava de trabalhar os bons resultados não eram os mesmos. Meu médico sempre me diz: “Seu trabalho é o seu tratamento”. Quando faço as consultas logo me pergunta: “Você ainda está trabalhando? Não pare.” Superei esse período crítico, com ajuda de todos.

Tenho certeza que o ambiente escolar fez a diferença na vida da minha família e na minha própria vida. Eu vi como essas ações inesperadas e desinteressadas tocaram fundo no meu coração e afetaram na minha recuperação. Como professora da Instituição Adventista passei a adotar o nome: “Tania professora da Escola Adventista”. Isso porque já não consigo mais separar a minha vida da Educação Adventista.

Agradeço diariamente a Deus por ter me apresentado e permitido fazer parte dessa família. Uma Instituição que fez e faz a diferença em minha vida.

Tania Paschalim

Concluiu a estudo no Instituto de Educação Dr. Américo Brasiliense em Santo André, São Paulo. Concluiu cursos de especialização em Matemática para o Ensino no Fundamental 1. Leciona no Colégio Adventista de Ribeirão Preto, Brasil, há 25 anos.
Tania Paschalim

Latest posts by Tania Paschalim (see all)


Leave a Comment

We welcome and encourage constructive, respectful and relevant comments. We reserve the right to approve comments and will not be able to respond to inquiries about deleted comments. By commenting, you agree to our comment guidelines.

Your email address will not be published. Required fields are marked *