Passeio pela Literatura Infantil (Parte 2)

A linguagem nessa fase da vida deve enriquecer e muito aquilo que a criança já depreende do mundo, e podemos fazer isso através de textos literários.

Teaching February 26, 2020

“Por que me prendes? Solta-me, covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade!
Não me roubes a minha liberdade…
Quero voar! Voar!”

O trecho acima pertence ao poema Pássaro Cativo, de Olavo Bilac, através dessa fala de um pássaro preso, refletimos sobre o sentimento de liberdade.

O texto literário possui a relevância de iniciar no aluno novo, aquilo que lhe é e será o mais importante na futura e contínua formação do seu ser, o poder de suas escolhas, a sua responsabilidade em ter que escolher uma coisa à outra, sofrendo as consequências de ora ganhar e ora perder.

Será que não estamos oferecendo coisas desnecessárias aos nossos alunos, prendendo-os em gaiolas dogmáticas que servem somente para alcançarem média e serem “aprovados”, será que não estamos os impedindo de voarem no universo das letras?

É de suma importância compreender o papel da linguagem no texto. Que tipo de linguagem devemos ensinar aos nossos alunos? Uma linguagem que fará com que cresçam e alcancem seus objetivos. E como fazer para que a criança sinta prazer na linguagem?

O universo infantil é muito mais imaginário do que real, o recém-leitor aprende muito mais com as riquezas do seu universo interior do que com o exterior. Se a criança gosta de pintar um boi de verde, é porque faz mais sentido para ela um boi verde do que um boi marrom padrão. Não deve a linguagem interferir nesse universo, frear as perspectivas e expectativas da criança, impedindo-a de chegar a um inalcançável conhecimento particular e geral.

A linguagem nessa fase da vida deve enriquecer e muito aquilo que a criança já depreende do mundo, e podemos fazer isso através de textos literários, pedindo que a criança explique por exemplo, como o coelho Joãozinho, conseguia fugir se a gaiola não tinha porta. Uma criança já sabe o que é porta e que ela fecha e abre. E por que o Coelho conseguia fugir e o pássaro não? E por que alguns animais falam e outros não? Essas questões farão com que a criança pense o mundo a sua volta, procurando dar explicação para aquilo que não entende, despertando nela sentimentos agradáveis e de iniciativa para a vida.

Através da linguagem do texto literário pode-se ensinar também a ética sobre questões da natureza, fauna e flora. Nunca deve-se subestimar o pensamento e inteligência de uma criança.

Não podemos deixar de ressaltar uma das principais características da linguagem, a criatividade.
A criança cria um mundo onde ela mesma pode exercer diversas atuações, ora constrói, ora sofre a ação, ora é personagem, ora é objeto…dessa forma ela começa a compreender seu estar no mundo, a que lugar pertence e como necessita de outras pessoas para se relacionar, pois essa imaginação infantil, reflete um relacionamento vivido ainda que não compreendido completamente.

A linguagem e a imaginação andam juntas, são alicerces da leitura infantil, permita ao seu aluno que ele construa mundos diversos através das letras, é desse modo que ele compreenderá o real, saindo do mundo da leitura para a leitura do mundo.

Author

Raife Santos

Santos é Mestrando em Educação e especialista em Língua Portuguesa. Trabalha na Escola Adventista de Inhaúma como professor de Literaturas, Língua Portuguesa e Produção Textual há 12 anos. Foi finalista dos Concursos “Educação Prioritária” pela Unesco/ONU e “Folha Dirigida 25 Anos”; e Vencedor do X Concurso de Poesia de Duque de Caxias.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *