Ensino da Língua usando os sentidos

As aulas mais interativas propiciam que os alunos que apresentam alguma necessidade educacional especial possam também ter acesso ao conhecimento como os demais.

South American March 4, 2020

O ensino de línguas é de extrema importância no contexto educacional. No Brasil, o ensino da língua materna tem-se desenvolvido também por meio do ensino da gramática tradicional. Esse estudo é marcado pela complexidade de algumas regras trabalhadas nos anos iniciais, assim é fundamental buscar a ludicidade e os sentidos do corpo como auxiliares nesta tarefa.

As aulas mais interativas propiciam que os alunos que apresentam alguma necessidade educacional especial possam também ter acesso ao conhecimento como os demais. Segue três sugestões para ensinar a língua materna de maneira lúdica:

  1. Sinônimos e Antônimos – Para apresentar, por exemplo, a ideia de sinônimos e antônimos, o paladar e o tato podem ser explorados usando objetos de texturas e sabores diferentes: áspero e liso, macio e duro, grande e pequeno, alto e baixo, doce e salgado. O aluno compreenderá a ideia de contrariedade no antônimo e a ideia de semelhança no sinônimo. Em forma de brincadeira, todos poderão aprender.
  2. Acentuação – As regras de acentuação podem ser aprendidas através da audição, usando músicas e parodias feitas pelos alunos, e apresentadas numa aula especial em forma de concurso ou show de talentos.
  3. Redação – A produção textual poderá ser feita com auxilio também da audição, usando músicas com ritmos diferentes. O professor poderá conduzir a história criada pelos alunos. O clímax da narrativa poderá ser relacionado a um ritmo marcante, de suspense. O final poderá ser determinado pelo professor sendo feliz, triste, dependendo da música usada.

O ensino de língua portuguesa ainda necessita de inovação e dedicação do professor e do aluno. E apesar da importância que existente em cada conteúdo, é imprescindível que este seja planejado e organizado de forma estratégica, ou seja, de modo que os objetivos do professor sejam alcançados com êxito.

De que outras formas podemos deixar o ensino de língua materna mais atrativo para os alunos?

Author

Miriã Sette Pereira

Miriã atua como professora do 5º ano no Colégio Adventista de Juiz de Fora, Brasil, há três anos. É graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, atuando nos seguintes temas: escolas, gestão educacional, inovação, formação e administração e organização. É autora de livros e artigos na área de Educação e Gestão Escolar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *