A matemática pode ser divertida

Tudo que você pensar em usar em matemática para deixar sua aula mais interessante, use; o pouco muitas vezes faz toda diferença.

Teaching April 15, 2020

Era 1988. Um garoto de apenas 12 anos estudava em uma boa escola pública. Ele tentava entender como se estudava, porque ninguém o havia ensinado já que seus pais tinham pouco estudo. Depois de reprovar dois anos, o menino teve um “start”: “preciso estudar para ser alguém”.

Começou a procurar vários métodos até conseguir um que atendesse às suas necessidades. Procurava constantemente refazer, refazer e refazer todos os exercícios que os professores passavam em sala de aula. Matemática foi a mais difícil, mas com o tempo, se tornou a mais fácil. As boas notas começaram a vir e a insistência fez com elas continuassem. O aluno que era tido como um dos piores da sala, agora tinha um sonho de fazer uma faculdade e, quem sabe, ser um professor no futuro.

Essa é a minha história. Leciono matemática, a matéria que me trazia mais arrepios. Como professor, percebi que não era tão fácil transmitir o conhecimento, e que muitas mentes vêm com traumas e preconceitos com a matemática, e esses, são os primeiros detalhes que temos que tentar resolver. Hoje, trabalho para mostrar para os meus alunos que é possível aprender matemática sem sofrimento e o quanto ela pode ser prática no dia a dia.

Neurocientistas dizem que o homem recorda mais facilmente as informações que estão associadas ao prazer. É importante que ele esteja exercitando a matemática, mesmo sem perceber.1 Ao longo dos anos, tenho utilizado em minhas aulas algumas ferramentas simples, mas que têm feito toda a diferença no aprendizado dos meus alunos. Segue algumas sugestões que poderão ajudá-lo em suas aulas:

  1. Torre de Hanói – conhecida como jogo, mas a utilizo como introdução de função exponencial onde os alunos descobrem, jogando, a fórmula do jogo e onde aparece a letra no expoente.
  2. Matemática do sabão – as figuras espaciais (como o tetraedro e o cubo) são mergulhadas em água e sabão, resultando em um efeito 3D. Utilizo como introdução à Geometria Espacial. Nesse mesmo conteúdo fazemos a construção de domos geodésicos com jornais enrolados bem finos. São várias formas mostrando a resistência do triângulo mesmo que sendo feito com jornais.
  3. Tecnologia – nesse contexto prático, também percebo que é inegável a importância da tecnologia no ensino da matemática. Hoje, mais que antes, é essencial que o professor aprenda a conviver com as novas tecnologias. Isso requer um esforço grande e muita preparação para que o foco não seja perdido. O uso de aplicativos e jogos no celular bem utilizados são ferramentas incríveis de aprendizado. O smartphone é o melhor instrumento a ser usado em sala de aula e muitas vezes também é o vilão.
  4. Fotos com o smartphone – tenho usado muitas vezes para dinamizar as aulas onde os alunos tiram fotos dos conteúdos da lousa economizando o tempo de escrita.
  5. Aplicativos – ainda dentro dessa proposta, utilizo, também aplicativos como: matemática rápida, rei da matemática, fórmulas matemáticas, geometria plana e espacial, geogebra, funções matemáticas e muitos outros, facilitando, e muito, o aprendizado e desenvolvimento dos conteúdos.

Finalmente, o professor deve ter um conhecimento prévio daquilo que vai trabalhar para fazer um bom uso do instrumento. O uso dessas novas ferramentas e das antigas clamam por interdisciplinaridade para uma chance de cooperação, interação e socialização entre disciplinas e alunos – uma nova forma de ensinar matemática.

Tudo que você pensar em usar em matemática para deixar sua aula mais interessante, use; o pouco muitas vezes faz toda diferença. Na maioria das vezes enfrentamos dificuldades, seja pelo tempo, falta de material, pressão dos superiores e conteúdo, mas não devemos deixar que essas coisas atrapalhem a oportunidade de transformar vidas através da matemática.

Referência Bibliográfica

1 Cálculo – ano 4 – número 45 – outubro 2014. www.editorasegmento.com.br ISS 2179/1384.

Author

Raimundo dos Santos Junior

Junior é professor de matemática desde 2000. É pós-graduado em Psicopedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia, Brasil.

    1 comments

  • | May 7, 2020 at 9:33 pm

    Gracias por esas estrategias tan utiles en la enseñanza de las Matemáticas. Me gustaría agregar una que en mi desempeño como docente de Matemáticas me daba buenos resultados:

    Intriducir los temas con historias de los personajes en relación a su aportación al tema en cuestión a fin de ver las Matemáticas en un contexto más personal.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *