Docência na Educação Adventista (Parte 3)

A docência Adventista deve buscar um elevado e diferenciado nível na educação, pois seus ensinamentos devem ser unificados a Bíblia.

South American June 10, 2020

Os alunos devem ser dirigidos a algo melhor do que esta vida oferece. Eles devem ser orientados que são capazes de fazer coisas surpreendentes. Precisam ser direcionados ao verdadeiro conhecimento para se dedicarem a conhecer e espelhar a Cristo. Cabe ao professor despertar esse interesse nos estudantes e deixar claro que a verdadeira sabedoria é proveniente de Deus.

A educação está no transmitir ideias que transformam a alma e o coração. Esse tipo de educação renova a mente tornando muito mais fácil o aprendizado, pois a mente estará tranquila e pronta para absorver as informações fornecidas pelos livros didáticos. Para isso, o discente precisa adquirir sabedoria em Cristo, transmitir os conhecimentos dEle e ajudar os seus estudantes a buscar e ter em Cristo um modelo para ser seguido por toda a vida. O professor que prioriza isso, terá um ministério repleto das bênçãos de Deus, pois trabalha em prol do Senhor.

Os homens de Deus precisam ser diligentes no estudo, esforçados na aquisição de conhecimentos, nunca desperdiçando uma hora. […] Os homens que ocupam posições de responsabilidade devem melhorar continuamente (WHITE, p. 225).

Deus não quer que nos satisfaçamos com mente preguiçosa, indisciplinada, pensamentos estúpidos e memória fraca. Quer que todo professor se sinta descontente com certa medida de êxito, apenas, e compreenda sua necessidade de constante diligencia em adquirir conhecimento (WHITE, p. 119)

A docência Adventista deve buscar um elevado e diferenciado nível na educação, pois seus ensinamentos devem ser unificados a Bíblia. Nesse livro são encontrados os mais belos e sólidos ensinamentos. Ao utilizar a Bíblia como referência, o educador amplia a visão do estudante estimulando a curiosidade e a busca por orientações que esse livro oferece.

Ser professor não é sinônimo de uma jornada fácil. Ainda que seja preciso dedicar muito tempo a aprender, Cristo sempre aponta a direção correta. Dedicação, abnegação, humildade, disciplina, amor ao próximo são essenciais para conduzir os alunos a buscarem ser grandes homens neste mundo e almejarem viver em um mundo muito melhor ao lado de Deus.

“Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). O educador adventista deve buscar forças e sabedoria para ajudar aos seus alunos desenvolverem princípios íntegros para serem cidadãos que evidenciem em suas vidas uma pedagogia redentora. Assim, levam ao mundo a imagem do que a verdadeira e transformadora educação pode fazer.

*Esse artigo é a final de uma série de três artigos. Ler a parte 1 e a parte 2.

Author

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *