Ética e moral na sala de aula

É notório o quanto os termos ‘ética’ e ‘moral’ têm transitado nas mais diversas esferas da vida contemporânea. Os congressos científicos reservam um espaço para discutir as relações entre a ética e disciplinas relacionadas. No âmbito político, estes temas têm sido amplamente discutidos por especialistas, comentaristas e pela própria população brasileira, que sai às ruas em manifestações contra medidas governamentais que não seguem o padrão moral da sociedade. Este tema, portanto, tem grande relevância na atualidade.

Nesse contexto, a escola tem como responsabilidade a tarefa de preparar cidadãos éticos. Através das regras e de conteúdos abordados em sala, é possível que o professor ensine a ética, tanto de maneira intencional, como por suas atitudes e relacionamento com alunos. A coerência entre o padrão moral ensinado e a prática é a maneira mais eficaz de ensinar. Para ensinar de maneira didática sobre a importância da ética o professor pode:

  1. Analisar bibliografias diversas sobre o tema e reflexão profunda sobre a prática cristã são fundamentais para que os alunos se aperfeiçoem no conhecimento e na prática da ética e da moral.
  2. Usar histórias bíblicas em sala de aula, com o objetivo de mostrar o padrão moral e ético que deve ser vivido pelo professo cristão, e apresentar questões que envolvam debates de ideias, principalmente para os alunos do quinto ano. Sugestão de histórias: Daniel, José e Ester. Personagens que foram fiéis à sua consciência e seguiram um padrão ético e moral, ainda que fossem provados a fazerem o contrário.
  3. Aprofundar no tema. A interdisciplinaridade entre conteúdo e ética, e o aprofundamento do professor regente no tema, são fundamentais para a eficácia do projeto e produção deste material.

Quando as atitudes dos educadores são norteadas pela moral, os problemas são resolvidos com mais facilidade. Assim, ser ético para a maioria dos educadores é estar aberto ao diálogo, uma vez que acreditam que é uma poderosa ferramenta para a formação de cidadãos conscientes, críticos e responsáveis. Para Knight (2010) “A teoria ética preocupa-se em prover valores corretos como base para atitudes corretas”. A postura ética do educador é importante porque também possibilita a atuação de forma eficaz na execução de sua profissão, ensinando pelo exemplo.

Author

Miriã Sette Pereira

Miriã atua como professora do 5º ano no Colégio Adventista de Juiz de Fora, Brasil, há três anos. É graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, atuando nos seguintes temas: escolas, gestão educacional, inovação, formação e administração e organização. É autora de livros e artigos na área de Educação e Gestão Escolar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *