Projeto “Pronto, Falei.” contra o suicídio

Students were encouraged to be empathic and interested in their peers' well-being. Throughout the month, awareness and prevention activities were carried out with teachers, parents, and students, studying various issues that could lead someone to suicide.

Best Practices July 1, 2020

Estima-se que no Brasil, cerca de 12 mil suicídios (aumento de quase 24% de 2006 a 2015) ocorrem anualmente e pouco mais de 1 milhão ao redor do mundo. Infelizmente é uma triste realidade que ao longo dos anos têm crescido no Brasil, principalmente entre os adolescentes/jovens (10 a 19 anos), onde quase 97% dos suicídios tenham sido motivados por transtornos mentais que variam entre: depressão (principal), ansiedade, transtorno bipolar e abuso de substâncias. Com base nas estatísticas quanto à depressão, 5.8% da população brasileira foram atingidas pela doença sendo superior a taxa global, que é 4.4%. Dentre tantos motivos que podem fazer uma pessoa chegar à uma depressão, temos:

  • Não tratamento de traumas sociais (que infelizmente são menosprezados e chamados de “frescura”);
  • Fracassos profissionais e estudantis;
  • Problemas familiares.

Os sintomas mais comuns são:

  1. Sentimento de tristeza, vazio, aflição, preocupação e receios infundados;
  2. Insegurança, medo e ansiedade;
  3. Baixa autoestima, sentimento de rejeição e isolamento;
  4. Pessimismo e falta de fé (não apenas religiosa, como também nas pessoas e nos tratamentos que estão sendo realizados);
  5. Vontade de acabar com a própria vida.

O setembro amarelo é uma campanha brasileira organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sendo o dia 10 do mês, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Mesmo com o dia oficial, a campanha também é realizada durante o ano todo.

Por entender que esta doença atinge todas as idades e também por trabalharmos justamente com a faixa etária que mais vulnerável, começamos o projeto “Pronto, Falei.”. A administração e os professores do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Adventista de Padre Miguel lançaram o projeto em setembro de 2019. Os alunos foram estimulados a serem empáticos e interessarem-se pelo bem-estar dos colegas. Durante todo o mês foram realizadas atividades de conscientização e prevenção com professores, pais e alunos, estudando várias questões que podem levar alguém ao suicídio.

Cada professor representante de turma escolheu um tema para que pudesse ser com discorrido pelos seus alunos durante o mês como: Depressão, Bullying, CiberBullying, ansiedade, levantamentos estatísticos de alunos com tendências depressivas, dentre outros. Os estudantes também foram incentivados a decorarem suas respectivas salas com cores amarelas, fitas, mensagens de apoio e força, além de adquirirem uma blusa especial do projeto.

O projeto foi encerado com uma programação especial que foi completamente voltada ao projeto com apresentações de turmas, encenações, palestrantes convidados e momentos abertos para perguntas. Todas atividades forram gravadas pela TV Novo Tempo do Rio de Janeiro e foi noticiado em rede nacional pouco tempo depois.

Certamente esse foi o projeto mais importante que fizemos em 2019. Foi visível a empolgação e a pró-atividade de todos na busca por saberem mais sobre o tema e serem mais empáticos com os outros. Vivemos num mundo completamente corrido e egoísta onde, mesmo que sem querer, negligenciamos pessoas queridas ao nosso redor e podem ser justamente elas que precisam de nós para desabafar e pedir socorro. Entendemos que atitudes simples, como por exemplo ouvir, podem ser o necessário para salvar uma vida.

Author

Johny Chantre

Chantre, licenciado e bacharel em Ciências Biológicas modalidade Biotecnologia e Produção pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, Brasil. É mestre e doutorando em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano, Universidade Federal do Rio de Janeiro e com parceria com a Universidade Federal de Lavras. Atualmente leciona biologia para alunos do ensino médio da Faculdade Adventista de Minas Gerais, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *