Ajude seu aluno a ter uma boa postura

O professor deve ter em mente duas questões principais: (I) qual a causa dessa má postura? e (II) como solucionar esse problema?

South American December 5, 2018

Quem nunca falou para uma criança “senta direito”, “estica as costas”, “levanta esse ombro”, “estufa o peito”?  Professores repetem para os alunos em sala de aula várias vezes frases assim. O esforço vale a pena, pois é na infância e na adolescência que os músculos e articulações alcançam o auge de seu desenvolvimento. Uma postura largada, desleixada, é muito comum na sala de aula, porém, corrigível, com orientações dos pais, professores, dentre outros. O professor deve ter em mente duas questões principais: (I) qual a causa dessa má postura? e (II) como solucionar esse problema?

Apresento a você, professor, quatro grupos de alunos: os jogados, os encolhidos, os escorados e os curvados:

  1. Os jogados – Crianças com cansaço excessivo

    Muitas vezes ouvimos os alunos queixando-se de um excesso de cansaço e preguiça inexplicáveis. Isso porque o aluno não descansa corretamente de modo que o corpo recobre adequadamente as energias. Sendo assim, o aluno já acorda cansado, fato que o leva a adotar aquela postura desleixada, “jogado na cadeira”.

    Solução: Converse com o aluno e o responsável dele, explique que existem prováveis motivos para os sintomas apresentados.

    A falta de repouso adequado, por exemplo, pode interferir em seu aprendizado. Algumas dicas preciosas que podem ser passadas para seus alunos são: jantar pelo menos duas horas antes de dormir; evitar a exposição à luz de equipamentos eletrônicos por, no mínimo, uma hora antes de dormir; optar por 7 a 8 horas de sono.

  2. Os encolhidos – Crianças muito tímidas

    Você, professor, conhece bem seus alunos e sabe que na sala de aula há vários tipos de personalidades. Há alunos que são introvertidos e, por isso, adotam uma postura que chamamos “postura de fechamento”. Trata-se daquele aluno que, em vez de ficar ‘jogado’, como no exemplo anteriormente mencionado, fica ‘encolhido’, alterando, assim, sua postura.

    Solução: Trabalhar a autoestima do aluno. Ou seja, deve-se elogiá-lo sempre que possível, integrá-lo nas atividades, conscientizar os pais e, em alguns casos, encaminhá-lo para um terapeuta comportamental.

  3. Os escorados – Crianças que sentam perto das paredes

    Esses alunos não se encolhem nem se jogam na cadeira, eles se escoram na parede, adotando uma postura lateralizada, aumentando muito as chances de desenvolver uma escoliose (curvatura anormal da coluna vertebral).

    Solução: Organize a sala de uma forma em que as cadeiras não fiquem perto da parede, explicando aos alunos os malefícios que tal posição pode acarretar.

  4. Grupo dos curvados – Crianças carregando excesso de peso

    São os “corcundas”. O excesso de peso das mochilas compromete o equilíbrio postural e, se a criança ainda adotar uma postura errada, mais problemas podem aparecer.

    Solução: Incentive o aluno a colocar na mochila apenas os livros e cadernos que serão utilizados no dia. Os pais devem ser orientados a, na hora de escolher a mochila, procurar modelos adequados ao tamanho da criança e com formas simétricas, ou seja, que possuam duas alças e encosto maleável, permitindo que o peso seja transportado de maneira equilibrada.

Até aqui, falamos da má postura. Porém, qual seria a postura correta? Apresento, a seguir, os 10 mandamentos da boa postura na escola:

  • Certificar de que os pés estejam apoiados no chão quando estiver sentado.
  • A coluna deve permanecer reta, formando um ângulo de 90º.
  • Não cruzar as pernas.
  • Posicionar os ombros levemente para trás.
  • Os braços devem estar pendidos ao longo do corpo, ou os antebraços devem estar apoiados na mesa de trabalho.
  • Olhar para o centro da lousa e manter o queixo paralelo ao chão.
  • Alongar-se antes da aula.
  • Sentar-se sobre o cóccix (o “ossinho do bumbum”) e voltar o quadril levemente para frente.
  • Apoiar a coluna no encosto da cadeira.
  • Beber água. Manter-se hidratado ajuda nas articulações e mantém os músculos lubrificados.

Author

Lurian Mendes

Lurian Mendes Machado de Oliveira é formada em fisioterapia pela Universidade Paulista, Brasil. Possui pós graduação em disfunções vertebrais e atualmente cursa especialização na área de paralisia braquial obstétrica.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *