World Divisions

South American

O professor adventista, o aluno pós-moderno e a indisciplina

Um dos grandes desafios para os professores é conciliar a personalidade e a teoria que aprenderam durante a graduação, com a realidade da sala de aula. Além disso, enfrenta-se também a postura do aluno pós-moderno, inquiridor, desafiador, falante e que por vezes é indisciplinado. No contexto da Educação Adventista, o professor adventista também é cristão. Assim, deve ser diferente dos demais educadores de outras instituições, já que trabalha com uma filosofia de educação redentora. O principal objetivo da Educação Adventista é a salvação do aluno. Por isso, presume-se que este professor deve amar seus alunos, incentivando-os a desenvolverem o que há de melhor em si, como também, um relacionamento profundo com Jesus.

Em cada nível da vida educacional existem desafios, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Os professores são protagonistas que marcam profundamente a vida dessas crianças e jovens. Mas como podemos marcá-los de forma positiva, como cristãos e ainda manter a disciplina? Seguem algumas dicas que reuni nos meus anos de docência:

  1. Trabalhe com disciplina inteligente. Comece consigo mesmo. Tenha metas, objetivos e saiba o que fazer em sala de aula. Organize-se da melhor forma possível. Tenha sempre os Planos 2 e 3 em mãos, caso o Plano 1 falhe. Aquela “Aula Show” que você passou horas elaborando, poderá falhar se a energia ou a internet caírem.
  2. No primeiro dia de aula, combine com os alunos os limites e regras. O sucesso de seu ano letivo dependerá daquilo que for estabelecido nesse primeiro encontro. Você será cobrado e poderá cobrar em cima do que foi combinado.
  3. Conheça seus alunos. Procure entendê-los, dentro da idade que se encontram, pois não são adultos. Seja amigo, mas lembre-se que você é o professor, o adulto, o orientador, o líder da turma.
  4. Saiba abordar seus alunos. Para obter sucesso precisa conhecê-los. Não adianta enfrentar o aluno desafiador, você precisará conquistá-lo. Crie estratégias para tê-lo a seu lado na sala de aula.
  5. Existem turmas extremamente indisciplinadas. Essas exigem maior planejamento pedagógico, didático e clareza quanto às regras. Cuidado com a “aula do caos”! Nenhuma turma deve ficar ociosa por muito tempo. Enquanto você corrige uma tarefa, coloque-os para fazer outra atividade, evitando que a bagunça se estabeleça.
  6. Você será testado por seus alunos em todos os sentidos. Seja equilibrado em sua forma de agir, pois o aluno não terá misericórdia quando reclamar de você.
  7. Ore por seus alunos e a família deles.
  8. Ore por você e peça sabedoria diária a Deus para enfrentar os desafios e ser vitorioso.

Nota: Artigo escrito e postado em Português.

Milton Panetto Junior

Pós-graduado em Filosofia e História da África e do Negro no Brasil. É bacharel em Teologia e licenciado em História e Filosofia. Atua desde 2006 como professor do Colégio Adventista de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.
Milton Panetto Junior

Latest posts by Milton Panetto Junior (see all)


Leave a Comment

We welcome and encourage constructive, respectful and relevant comments. We reserve the right to approve comments and will not be able to respond to inquiries about deleted comments. By commenting, you agree to our comment guidelines.

Your email address will not be published. Required fields are marked *