O professor adventista, o aluno pós-moderno e a indisciplina

Os professores são protagonistas que marcam profundamente a vida dessas crianças e jovens. Mas como podemos marcá-los de forma positiva, como cristãos e ainda manter a disciplina?

South American July 10, 2019

Um dos grandes desafios para os professores é conciliar a personalidade e a teoria que aprenderam durante a graduação, com a realidade da sala de aula. Além disso, enfrenta-se também a postura do aluno pós-moderno, inquiridor, desafiador, falante e que por vezes é indisciplinado. No contexto da Educação Adventista, o professor adventista também é cristão. Assim, deve ser diferente dos demais educadores de outras instituições, já que trabalha com uma filosofia de educação redentora. O principal objetivo da Educação Adventista é a salvação do aluno. Por isso, presume-se que este professor deve amar seus alunos, incentivando-os a desenvolverem o que há de melhor em si, como também, um relacionamento profundo com Jesus.

Em cada nível da vida educacional existem desafios, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Os professores são protagonistas que marcam profundamente a vida dessas crianças e jovens. Mas como podemos marcá-los de forma positiva, como cristãos e ainda manter a disciplina? Seguem algumas dicas que reuni nos meus anos de docência:

  1. Trabalhe com disciplina inteligente. Comece consigo mesmo. Tenha metas, objetivos e saiba o que fazer em sala de aula. Organize-se da melhor forma possível. Tenha sempre os Planos 2 e 3 em mãos, caso o Plano 1 falhe. Aquela “Aula Show” que você passou horas elaborando, poderá falhar se a energia ou a internet caírem.
  2. No primeiro dia de aula, combine com os alunos os limites e regras. O sucesso de seu ano letivo dependerá daquilo que for estabelecido nesse primeiro encontro. Você será cobrado e poderá cobrar em cima do que foi combinado.
  3. Conheça seus alunos. Procure entendê-los, dentro da idade que se encontram, pois não são adultos. Seja amigo, mas lembre-se que você é o professor, o adulto, o orientador, o líder da turma.
  4. Saiba abordar seus alunos. Para obter sucesso precisa conhecê-los. Não adianta enfrentar o aluno desafiador, você precisará conquistá-lo. Crie estratégias para tê-lo a seu lado na sala de aula.
  5. Existem turmas extremamente indisciplinadas. Essas exigem maior planejamento pedagógico, didático e clareza quanto às regras. Cuidado com a “aula do caos”! Nenhuma turma deve ficar ociosa por muito tempo. Enquanto você corrige uma tarefa, coloque-os para fazer outra atividade, evitando que a bagunça se estabeleça.
  6. Você será testado por seus alunos em todos os sentidos. Seja equilibrado em sua forma de agir, pois o aluno não terá misericórdia quando reclamar de você.
  7. Ore por seus alunos e a família deles.
  8. Ore por você e peça sabedoria diária a Deus para enfrentar os desafios e ser vitorioso.

Nota: Artigo escrito e postado em Português.

Author

Milton Panetto Junior

Pós-graduado em Filosofia e História da África e do Negro no Brasil. É bacharel em Teologia e licenciado em História e Filosofia. Atua desde 2006 como professor do Colégio Adventista de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *