Themes

Teaching

Neuropsicopedagogia na inclusão escolar (Parte 2)

Constata-se que as ações pedagógicas ainda nos primeiros anos escolares, realizadas de maneira criteriosa, sistemática mediante dificuldades de aprendizagem e na escolha sábia de metodologias diversificadas, contextualizadas, considerando a criança como ser social, único, com seu conhecimento de mundo se torna um diferencial nos anos futuros da vida escolar de crianças.

O profissional com conhecimento neuropsicopedagógico consegue promover a inclusão de alunos que possuem alguma necessidade especial e sanar as fragilidades dos que possuem apenas dificuldades de aprendizagem, através de ações pedagógicas fundamentadas na neuropsicopedagogia.

Assim no meio educacional, o professor deve-se propiciar e estimular a criança considerando seu desenvolvimento integral. Contemplando, portanto, os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e mentais do indivíduo. A prática docente deve considerar as particularidades e as possíveis razões que causem algum déficit de aprendizagem e escolher estratégias corretas para que as ações pedagógicas aconteçam de forma satisfatória, alcançando o objetivo que é a aprendizagem significativa.

O neuropsicopedagogo é de extrema relevância no ambiente educacional, para com o processo de ensino – aprendizagem e no promover da inclusão. É importante o professor contar com esse profissional para:

  • Observar o comportamento de seus alunos no ambiente escolar;
  • Criar estratégias que facilitem o processo ensino-aprendizagem;
  • Encaminhamento a outros profissionais quando se verificar necessidade;
  • Ajudar na ligação entre escola, pais e filhos;
  • Despertar um olhar para além do desenvolvimento acadêmico;
  • Utilizar os conhecimentos da Neurociências como ferramentas de aprimoramentos do ensino.

É preciso mudar o modelo de ensino autoritário, baseado em metodologias tradicionais, buscando transformar as práticas pedagógicas de maneira que atinjam o real objetivo. A intenção é que todas as crianças possam manifestar suas verdadeiras condições de aprendizagem, apoiadas em princípios e valores comprometidos com a formação integral. Portanto, é fundamental aderir a novas propostas de ensino e aprendizagem, com foco no atendimento às crianças com dificuldades de aprendizagem e as com necessidades especiais, pois a educação é um direito de todos.

Pense bem, qual o tipo de professor você gostaria de ser lembrado?

Letícia Araujo

Latest posts by Letícia Araujo (see all)


Leave a Comment

We welcome and encourage constructive, respectful and relevant comments. We reserve the right to approve comments and will not be able to respond to inquiries about deleted comments. By commenting, you agree to our comment guidelines.

Your email address will not be published. Required fields are marked *