Neuropsicopedagogia na inclusão escolar (Parte 2)

O profissional com conhecimento neuropsicopedagógico consegue promover a inclusão de alunos que possuem alguma necessidade especial.

Teaching December 25, 2019

Constata-se que as ações pedagógicas ainda nos primeiros anos escolares, realizadas de maneira criteriosa, sistemática mediante dificuldades de aprendizagem e na escolha sábia de metodologias diversificadas, contextualizadas, considerando a criança como ser social, único, com seu conhecimento de mundo se torna um diferencial nos anos futuros da vida escolar de crianças.

O profissional com conhecimento neuropsicopedagógico consegue promover a inclusão de alunos que possuem alguma necessidade especial e sanar as fragilidades dos que possuem apenas dificuldades de aprendizagem, através de ações pedagógicas fundamentadas na neuropsicopedagogia.

Assim no meio educacional, o professor deve-se propiciar e estimular a criança considerando seu desenvolvimento integral. Contemplando, portanto, os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e mentais do indivíduo. A prática docente deve considerar as particularidades e as possíveis razões que causem algum déficit de aprendizagem e escolher estratégias corretas para que as ações pedagógicas aconteçam de forma satisfatória, alcançando o objetivo que é a aprendizagem significativa.

O neuropsicopedagogo é de extrema relevância no ambiente educacional, para com o processo de ensino – aprendizagem e no promover da inclusão. É importante o professor contar com esse profissional para:

  • Observar o comportamento de seus alunos no ambiente escolar;
  • Criar estratégias que facilitem o processo ensino-aprendizagem;
  • Encaminhamento a outros profissionais quando se verificar necessidade;
  • Ajudar na ligação entre escola, pais e filhos;
  • Despertar um olhar para além do desenvolvimento acadêmico;
  • Utilizar os conhecimentos da Neurociências como ferramentas de aprimoramentos do ensino.

É preciso mudar o modelo de ensino autoritário, baseado em metodologias tradicionais, buscando transformar as práticas pedagógicas de maneira que atinjam o real objetivo. A intenção é que todas as crianças possam manifestar suas verdadeiras condições de aprendizagem, apoiadas em princípios e valores comprometidos com a formação integral. Portanto, é fundamental aderir a novas propostas de ensino e aprendizagem, com foco no atendimento às crianças com dificuldades de aprendizagem e as com necessidades especiais, pois a educação é um direito de todos.

Pense bem, qual o tipo de professor você gostaria de ser lembrado?

Author

Letícia Araujo

Letícia é cantora e educadora. Licenciada em Pedagogia (2014) e Pós-Graduanda em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva (2019). Coodernadora Geral do departamento Kids na AD Madureira. É professora do 4º ano na Escola Adventista de Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *