Passeio pela Literatura Infantil (Parte 1)

A genialidade do texto está, não em contar uma história, mas em fazer com que a criança tenha que brincar com a imaginação.

South American February 19, 2020

“… Aliás, esse “mistério” é mais uma conversa íntima do que uma história. Daí ser muito mais extensa que o seu aparente número de páginas. Na verdade só acaba quando a criança descobre outros mistérios”.

A citação acima, do livro Coelho Pensante, da escritora brasileira Clarice Lispector, reflete o pensamento do que é literatura. Literatura não é apenas uma história com começo-meio-fim, antes é uma conversa e conversa íntima, onde segredos podem ser revelados ou permanecerem no silêncio das entrelinhas, do não dito, do pensado-imaginado. O texto literário é livre, liberdade de pensamento e ação que só se encerra para começar outra nova trajetória iniciada por ele mesmo.

“Mas aí é que está o mistério: não sei!”.

Essa fala retrata o pensamento do narrador em não conseguir explicar a imensidão da literariedade. Embora o texto tenha início e fim, seu significado é muito mais abrangente daquilo que cabe nas páginas impressas.

A genialidade do texto está, não em contar uma história, mas em fazer com que a criança tenha que brincar com a imaginação, usá-la para criar novas dimensões, novas perspectivas. Ainda que sem querer e prematuramente, a criança usa a imaginação, essa riqueza humana infinita para também se conhecer, se descobrir. Como ela faz isso? Resolvendo um problema que nem mesmo o texto conseguiu;  como Joãozinho, o Coelho, conseguia fugir de uma gaiola trancada?

Pensar em como Joãozinho conseguia fugir faz com que a criança participe ativamente da história, e da construção do texto, sendo este, infinito em diversas aprendizagens.

Atentemos para o objetivo dessa conversa íntima entre texto e leitor. A linguagem abre espaço para um dos muitos fins da literatura, apregoar sentimentos universais. A literatura incita sobretudo a  liberdade, a importância de ser livre em qualquer idade e em qualquer natureza. Ao oferecer à criança esse tipo de compreensão do texto, ela adquire benefícios como;

  • Sentimentos universais que une a humanidade
  • Exercício da imaginação como solução para o real
  • Fortalecimento da autoestima através de novas descobertas
  • Gosto pela leitura
  • Enriquecimento cultural
  • Liberdade de pensamento
  • Educação para a vida
  • Questionamento do mundo

Essa criança, renovada por estes sentimentos, torna-se uma aprendiz amante da vida, com o desejo de aprimorar-se cada vez mais no infinito literário.

Author

Raife Santos

Santos é Mestrando em Educação e especialista em Língua Portuguesa. Trabalha na Escola Adventista de Inhaúma como professor de Literaturas, Língua Portuguesa e Produção Textual há 12 anos. Foi finalista dos Concursos “Educação Prioritária” pela Unesco/ONU e “Folha Dirigida 25 Anos”; e Vencedor do X Concurso de Poesia de Duque de Caxias.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *